O pior parece ter ficado para trás, com melhora gradual desde setembro, mas a hotelaria paulista ainda respira por aparelhos. Ainda assim, numa análise regional, há praças com desempenho superior, muito em função da demanda de lazer regional e rodoviária, apontam dados da ABIH-SP divulgados hoje (9). Dependente do corporativo e do segmento Mice, a capital segue com indicadores fracos, como já anteciparam números do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

Os hotéis paulistas enceraram o segundo semestre com taxa de ocupação de 24,4%. Vale do Paraíba/Litoral e Circuito das Águas foram as regiões com melhores médias no período, com 45,8% e 43,3%, respectivamente – a capital fechou em 19,9%. Na análise de dezembro, mesmo impactado pela mudança para a fase vermelha no estado, o indicador bateu em 34,1%, alta de 6,35% frente a novembro. Ainda assim, na comparação anual, a variação negativa é de 43,38%, o que escancara o momento ainda difícil vivido pelo setor.

Já a diária média, em dezembro (R$ 234,76) manteve-se praticamente estável frente a novembro (-1,77%). Na comparação anual, contudo, o indicador cede 19,54%, em linha com a perda observada no restante do país. Já o RevPar médio no estado fechou em R$ 80,17 no último mês do ano, alta de 4,47% sobre dezembro. Frente a 2019, há variação negativa de 48,44%.

ABIH-SP - balanço segundo semestre 2020_info 1

ABIH-SP: oferta reduzida

Embora o ano de 2020 tenha encerrado com quase a totalidade dos hotéis dos hotéis reabertos (99.03%), a busca pelo breakeven para para compensar o fim das medidas de estímulo governamentais, a oferta de UHs em operação precisou ser reduzida, em média, 22,30% no estado. “O pior desempenho da história do setor”, comenta Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP, ao se referir aos indicadores como um todo.

Já o mercado de trabalho mostra reação, sendo possível identificar uma tendência de alta a partir de setembro. Em dezembro, a média de funcionários por quarto chegou a 0,44, incremento +10% frente ao mês anterior. Sem dúvidas, é um bom sinal, mas o indicador ainda está muito longe dos patamares de pré-pandemia.O levantamento feito pela ABHI-SP abrange 11 regiões do estado, em um universo de 369 municípios. A amostragem total de hotéis teve a participação de 104 hotéis (14.926 apartamentos).

ABIH-SP - balanço segundo semestre 2020_regional

(*) Crédito da foto: Rafael_Neddermeyer/Pixabay

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação/ABIH-SP