A ABIH-SP divulgou ontem (17) mais uma edição da pesquisa de desempenho da hotelaria paulista, referente ao mês de março. No período, o setor registrou ocupação de 56,05%. A diária média acumulada, por sua vez, alcançou R$ 291,99 e o RevPar chegou a R$ 163,66.

De acordo com a Associação, o mês de março é determinante para a hotelaria do estado, pois marca o encerramento da alta temporada dos polos de lazer. Além disso, o movimento de retomada da demanda corporativa também tem contribuído para elevar os indicadores dos hotéis.

O levantamento aponta que o término do Carnaval foi o principal marco da transição de demandas. Voltando a falar do lazer, neste segmento inicia-se o período de média/baixa temporada, e os empreendimentos contarão com o calendário de feriados para garantir a continuidade dos bons indicadores.

“Iniciamos uma nova fase das pesquisas realizadas pela ABIH-SP. A partir de agora, com muito mais representatividade estratégica, os levantamentos passam a integrar os principais termômetros do mercado, apoiando o setor nos comparativos e nas tomadas de decisões”, afirma Roberto Gracioso, conselheiro fiscal e responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa da entidade.

Outros indicadores

O relatório da ABIH-SP mostra que a quantidade de hotéis abertos, em termos percentuais, ficou em 98,85%, representando variação negativa de 1,15% em relação a fevereiro. Já as UHs declaradas fechadas dos hotéis em operação equivaleram a 2,97% (alta de 1,54% frente ao mês anterior). Até o fim do ano passado, 100% da oferta hoteleira de São Paulo estava com as portas abertas.

A pesquisa foi realizada com 86 hotéis, representando 2,65% do número total de empreendimentos no estado.

(*) Crédito da foto: Marcos-Photographer/Pixabay