Além dos resorts paulistas, o feriado de 7 de setembro também beneficiou estados mais com maior demanda de turismo de lazer, caso do Rio Grande do Norte. Segundo pesquisa da ABIH-RN, a data foi marcada por boas ocupações nos hotéis potiguares, que devem manter o ritmo até o Dia das Crianças, prevê a entidade.

No feriado da Independência, a taxa de ocupação média ficou na casa de 60%, patamar que deve seguir aumentando a partir da segunda quinzena do mês, o que deverá beneficiar o setor para o o 12 de outubro. O otimismo da entidade é alicerçado no avanço da vacinação, na diminuição do número de casos da Covid-19, no retorno da capacidade de compra de uma parcela da população e no fato dos brasileiros terem o turismo doméstico quase como punica opção para viajar no momento.

“A expectativa é de que tenhamos uma maravilhosa alta esta estação, já que o mundo está começando a se abrir a partir de agora. Na próxima estação, até o carnaval, muitos brasileiros ainda estarão aqui muito fortemente fazendo turismo dentro do Brasil”, avalia Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN, em entrevista ao portal AgoraRN.

Nada a celebrar ainda

Para o dirigente, contudo, a escalada até a retomada completa do setor ainda será longa. Ele lembra que a pandemia trouxe prejuízos acima dos R$ 395 bilhões para o turismo no Brasil, segundo cálculos da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Gosson destaca ainda que, em condições normais, hotéis chegam ao breakeven com uma ocupação na faixa de 45%. Dessa forma, taxas como as observadas no último feriado são relevantes, mas ainda muito longe de compensar as perdas da pandemia.

“Veja que a gente está na recuperação ainda. Em um setor que passou de sete meses a um ano parado, existe um prejuízo acumulado. O próprio Ministério do Turismo tem expectativa de que o setor só vá se recuperar totalmente a partir do final de 2022, com alguns segmentos só em 2024”, finaliza.

(*) Créditos da foto: Alex Régis/Secom-RN