A ABIH-RJ e o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) divulgaram hoje (24) a pesquisa de ocupação para o feriado de Carnaval. As entidades preveem que o indicador chegue a 85% na Cidade Maravilhosa. Até o momento, cerca de 78,01% dos quartos da capital já foram reservados para o período de 26 a 28 de fevereiro.

Em outras partes do estado, a expectativa supera a da capital, ainda de acordo com a pesquisa. Neste cenário, Arraial do Cabo aparece com 95%, seguida por Paraty, com 90%, e Angra dos Reis, que aparece empatada no terceiro lugar com Cabo Frio, com 86,20%.

Em seguida, aparecem Armação dos Búzios (84,70%), Macaé (84%), Rio das Ostras (82%), Vassouras (70,20%). Miguel Pereira e Teresópolis estão empatadas com 69,40%, assim como Valença e Conservatória, que têm 69,30%. As últimas posições ficam com Nova Friburgo (68,60%), seguida por Itatiaia e Penedo, empatadas em 65,20%. Nessas regiões, a hotelaria registra média de 78,48% dos quartos reservados.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, está otimista em relação ao feriado de Carnaval, visto que desde o Réveillon, a hotelaria do estado vem registrando bons indicadores. “A expectativa é de que, mesmo com o adiamento dos desfiles suspensão dos blocos de rua, a ocupação no feriado chegue a 85% na capital, pois ainda há muitas reservas chegando. No ano passado, quando tivemos um Carnaval sem folia e desfiles, o Rio registrou 80% de ocupação”, pontua.

Lopes atribui o resultado aos atrativos da capital fluminense e à campanha de vacinação, que tem seguido em ritmo acelerado no Brasil. “A grande maioria dos hóspedes são turistas nacionais e há várias razões para este cenário, como a taxa de câmbio desfavorável, que fez com que os brasileiros optassem por fazer viagens domésticas”, ressalta.

ABIH-RJ: perspectivas

O otimismo é reforçado por Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ, principalmente em relação à ocupação no interior do estado. “As cidades com atrativos de praias estão na liderança, como era de se esperar no verão. Com o aumento do ritmo da vacinação, os brasileiros decidiram viajar mais e em curtas distâncias, o que privilegia o interior do Rio, que tem experiências para todos os gostos”, afirma.

“Mesmo sem nosso tradicional carnaval, estamos apresentando bons números, tanto na capital quanto no interior. Depois de um Réveillon promissor, temos otimismo de que o ano de 2022 será de grandes conquistas para a hotelaria e turismo do Rio de Janeiro”, finaliza Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do estado.

(*) Crédito da foto: 12019/Pixabay