Hotéis no interior e na capital fluminense estão otimistas com o feriado da Independência, apontam dados da ABIH-RJ. A média geral de ocupação nas cidades interioranas para o feriadão, por exemplo, é de 81%. Já no Rio de Janeiro, a expectativa é que o indicador bata em 75,4%, em um cenário muito diferente em relação à performance no ano até aqui. Para a Setur-RJ (Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro), o avanço da vacinação explica a estimativa positiva em torno da data.

Por conta da época do ano, os destinos localizados na serra despontam como mais procurados. Petrópolis apresenta a maior expectativa de ocupação, com 93%, seguido de Teresópolis (91%) e Nova Friburgo (83%). Já no Vale do Café, Vassouras prevê uma taxa de 89%, enquanto Valença/Conservatória (87%) e Miguel Pereira (75%) também estão com boas perspectivas. Municípios litorâneos também registram bons índices, com destaque para Angra dos Reis (84%), Paraty (81%), Armação dos Búzios (83%) e Cabo Frio (82%).

Para Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, os números reforçam o trabalho de promoção realizado pela pasta no mercado doméstico. “O mercado nacional é o nosso foco neste momento. As restrições sanitárias impostas pela maioria dos países dificultam as viagens internacionais. Por isso, todo o trabalho da Setur-RJ tem sido pensado nos visitantes nacionais, especialmente os moradores do Rio de Janeiro e de estados vizinhos”, explica Tutuca. “O turista busca destinos com deslocamento curto, que cumpram o turismo consciente e que ofereçam atrativos ao ar livre. É a hora do Rio mostrar que está pronto a atender aos desejos desse público ávido por viagens e novas experiências”, completa.

ABIH-RJ: capital comemora

Na capital, segundo pesquisa do Hotéis Rio, os bairros com maior procura são Ipanema/Leblon (92%), Flamengo/Botafogo (85%) e Leme/Copacabana (84%). Para Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ, o avanço do calendário de vacinação tem passado mais confiança para os consumidores viajarem, o que vem se refletindo nos principais indicadores dos hotéis da cidade. “Atribuímos este incremento na demanda também ao trabalho de promoção que vem sendo realizado com foco nos municípios do interior”, conclui o dirigente.

(*) Crédito da foto: Alan Pacheco/Setur-RJ