A ABIH-RJ e o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) divulgaram hoje (3) os números finais da ocupação hoteleira no feriado de Carnaval. Na capital fluminense, a ocupação média foi de 82,16% no período de 26 a 28 de fevereiro, ligeiramente abaixo dos 85% previstos. Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, aparecem Ipanema, Leblon, Leme, Copacabana, Barra da Tijuca, Recreio, São Conrado, Centro, Flamengo e Botafogo.

Já no interior do estado, os destaques foram as Arraial do Cabo, com 98% de ocupação; Cabo Frio e Paraty aparecem empatadas em segundo, com 95%; e Angra dos Reis e Búzios ocupam a terceira posição, com 90%.

Atrações turísticas garantem boa ocupação na capital

De acordo com Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO e do conselho da ABIH-RJ, o bom resultado na capital ocorreu devido ao Rio ser uma cidade cosmopolita, com diversos atrativos e pontos turísticos que perpassam as festividades de Carnaval, como as praias da cidade, pontos como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar. “Além disso, o avanço da campanha de vacinação, aliado às ações desenvolvidas pelo nosso setor, como os rígidos protocolos de segurança, melhoraram o cenário da hotelaria”, explica.

Lopes afirma ainda que o fluxo de turistas nacionais prevaleceu durante o feriado, citando a taxa de câmbio desfavorável como um dos principais fatores que contribuem para o aumento da demanda doméstica. “Esses dois motivos, aliados à nossa proximidade com os principais destinos emissores de turistas, devem manter alta a procura por nossa cidade. Superamos o índice alcançado no ano passado, quando tivemos 80% de ocupação”, finaliza.

(*) Crédito da foto: eacuna/Pixabay