Com a retomada gradual do turismo em Pernambuco, que registrou alta nos indicadores do setor em julho, o debate sobre a exigência do chamado “passaporte sanitário” tem sido alvo de críticas por parte de representantes da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco).

Artur Maroja, vice-presidente da entidade, fez considerações acerca da exigência. Na ocasião, Maroja declarou que a medida tem um impacto direto na vida dos turistas que visitam o estado, tanto a lazer quanto a trabalho.

“Acreditamos que a exigência do passaporte sanitário pode afetar a retomada do turismo no estado em um primeiro momento. Nós entendemos que as principais medidas de combate e enfrentamento à pandemia são as difundidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e, no Brasil, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como utilização de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e sobretudo a vacinação com apoio total e irrestrito”, pontuou em entrevista ao Hotelier News.

“Essa exigência afeta diretamente o turismo no estado, à medida que, em primeira análise, restringe a movimentação de pessoas através do país, criando-se um cenário de retração do fluxo turístico em um primeiro momento”, ressaltou Maroja.

ABIH-PE: fiscalização

Ele afirmou, entretanto, que se a medida permanecer em vigor, a fiscalização precisa ser realizada com eficácia para garantir a segurança de todos.

O vice-presidente da ABIH-PE avaliou ainda que a entidade enxerga o combate à pandemia como uma responsabilidade de toda a sociedade, não só do governo ou sociedade civil. “Estamos todos juntos nesta batalha”, finalizou.

(*) Crédito da foto: Fabricio Macedo/Pixabay