Com o avanço da vacinação no Brasil, o setor hoteleiro começa a dar os primeiros sinais de recuperação. Na Paraíba, destino procurado por turistas de todo o país, as perspectivas são otimistas, de acordo com a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba).

Rodrigo Pinto, presidente da entidade, afirmou que a procura pelo destino está em uma crescente à medida que o público começa a se sentir mais seguro para viajar, o que traz boas perspectivas para os próximos meses. Segundo um levantamento realizado pela Decolar, as cidades do Nordeste são maioria entre as 10 mais procuradas pelos turistas para os próximos meses, o que anima representantes do turismo no estado.

“Esperamos dias melhores para que possamos trabalhar acima do ponto de equilíbrio financeiro e começar a recuperar a grande perda e prejuízos sofridos pelo setor hoteleiro e do turismo, de um modo geral”, pontuou.

Pinto ressaltou ainda que, durante a pandemia, a entidade trabalhou em conjunto com outras instituições, como a Setur-PB (Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba), no sentido de vislumbrar saídas para minimizar os efeitos da pandemia, além de desenvolver ações e estratégias para a retomada das atividades.

“Durante a pandemia, as atividades pararam, mas nós continuamos fazendo o trade turístico, atuando em sinergia, buscando ações que criassem um ambiente de recuperação para a hotelaria”, completou.

Por outro lado, o presidente da ABIH-PB acredita que ainda há um longo caminho até a recuperação total do setor, considerando os prejuízos acumulados. “Nossa esperança é de que o turismo volte a níveis normais o mais rápido possível, para que possamos colocar a casa em ordem nos próximos anos à frente”, finalizou.

ABIH-PB: perspectivas

Com o aumento gradual das atividades turísticas na Paraíba, os hoteleiros da região têm boas expectativas para os próximos meses. É o caso do Verdegreen Hotel, localizado na capital João Pessoa.

Daniel Machado, gerente geral do empreendimento, afirmou que o público local foi um diferencial de suma importância na retomada do setor após os mais de 100 dias de suspensão de atividades.

“Apesar do cenário de incertezas que vivemos, as perspectivas para o setor são positivas. Com a evolução da vacinação em massa e afrouxamento das medidas restritivas, já conseguimos observar um retorno crescente da procura por hospedagem, o que já era esperado devido ao aumento do volume de ocupação através da demanda reprimida”, pontuou.

Carol Urt, diretora da URT Consulting e responsável pela gestão das estratégias de maximização de receitas do Verdegreen Hotel, declarou que o empreendimento precisou realizar adaptações para atender à mudança ocorrida no perfil do público.

“Como a demanda corporativa, que é nosso foco principal, praticamente parou, nós reformulamos nossa comunicação e esforços comerciais de captação e prospecção de clientes para o público regional e de lazer, o que funcionou bastante para garantir um bom resultado em relação aos nossos indicadores de performance”, ressaltou.

De acordo com os executivos, a previsão para os próximos meses de 2021 é que as taxas de ocupação ultrapassem as do período pré-pandemia, visto que, ainda em 2020 o empreendimento registrou alta no indicador. O retorno em reservas diretas do hotel cresceu 62% em relação ao período anterior à crise sanitária.

Quanto à recuperação do setor, Machado avaliou que ela deve acontecer de forma gradual, mesmo com a alta na demanda. “O setor hoteleiro foi muito prejudicado durante este longo período de recessão em razão da pandemia, e apesar da alta demanda de lazer e do retorno, ainda que parcial, das viagens corporativas, acreditamos que a recuperação econômica plena só vira, de fato, a partir de 2023”, ressaltou.

Em relação às estratégias de fidelização do cliente durante a retomada, Carol conta que foram desenvolvidas diversas ações neste sentido, como implantação de um novo motor de reservas, e elaboração de um plano comercial de fidelização dos principais clientes corporativos do hotel.

“Reformulamos nossa comunicação, investimos em marketing e hoje já sentimos os reflexos positivos desses investimentos”, finalizou.

(*) Crédito da foto: wilkernet/Pixabay