A recuperação da hotelaria e turismo já é notável em vários estados do Brasil, com vários empreendimentos registrando alta na demanda por hospedagem. O surgimento da nova variante da Covid-19, contudo, volta a criar cenário de incertezas no setor. Na Paraíba, por exemplo, a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba) – que apontou sinais evidentes da recuperação no estado – se posicionou a favor do cancelamento das festividades de Réveillon na capital João Pessoa, anunciado no início desta semana pelo prefeito Cícero Lucena.

De acordo com Rodrigo Pinto, presidente da entidade, a realização de eventos de grande porte pode comprometer o cenário de recuperação do setor, devido ao aumento da probabilidade de uma nova onda. “Creio que não vale a pena correr esse risco. Quanto mais o perigo seja amenizado, melhor”, afirmou em entrevista à reportagem do Hotelier News.

“Diante do cenário atual, não sou favorável à realização de eventos e festas de grande porte, como as comemorações de Réveillon”, ressaltou.

Pinto destacou ainda que a hotelaria tem um longo caminho pela frente, pois o setor trabalhou por 15 meses abaixo do ponto de equilíbrio financeiro. “Para o Carnaval, a ABIH-PB mantém a mesma posição, a fim de evitar riscos e uma nova onda de contágio”, acrescentou.

Por outro lado, o presidente da ABIH-PB declarou que o cenário não deve afetar o setor hoteleiro de forma significativa. “Pode haver cancelamento de reservas para o período específico da festividade, mas acredito que seja em menor número, pois não teremos outras restrições”, completou.

Público apoia restrições para o período de carnaval

Com a preocupação gerada pelo aparecimento da nova cepa e do cenário ainda incerto da hotelaria, muitas leitores se posicionaram a favor da não realização de festejos nas ruas durante o Carnaval de 2022. Em pesquisa realizada pelo Hotelier News em sua página oficial no LinkedIn, 82% dos 413 votantes afirmaram que os destinos turísticos não devem manter a programação, tendência que já se reflete nas festividades de fim de ano, com muitas cidades brasileiras cancelando as comemorações de Réveillon.

(*) Crédito da foto: wilkernet/Pibaxay