A ABIH Nacional celebra hoje (9) junto com o Dia do Hoteleiro, 85 anos de fundação. Liderado por Manoel Linhares, presidente da entidade, o evento aconteceu no Senado Federal em Brasília, onde parte dos convidados utilizaram as cadeiras que normalmente são utilizadas pelos 81 senadores do país.

A sessão especial teve início às 9h30 com a abertura feita pelo senador e presidente da sessão, Fernando Collor de Mello. O Ministro do Turismo, Gilson Machado; Alex do Nascimento, diretor de Negócios dos Correios; e Linhares compuseram a mesa, que teve também a participação parcial da senadora Soraya Thronicke.

Collor ressaltou a importância do setor para a indústria do Turismo. “A hotelaria é a base do sustento da cadeia turística. O ritmo da retomada está acelerado e já registramos um índice maior de 47%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Gilson Machado colocou o Ministério do Turismo à disposição de todos os hoteleiros do país. “Estou com ministro do Turismo mas quero deixar claro que também sou um vocês”.

ABIH Nacional - manoel linhares jpe

Linhares está em seu 3º mandato

ABIH-Nacional: pleitos da hotelaria

Em sua fala, Linhares agradeceu o apoio do Legislativo durante a pandemia e saudou todos os profissionais da hotelaria neste dia. “Guerreiros sem os quais essa história não poderia ter sido escrita”.

O presidente da entidade relembrou a relevância do turismo para a economia do país, sendo este o setor responsável por gerar mais de 7 milhões de empregos no Brasil, como pano de fundo para pleitos importantes para o segmento hoteleiro. “O que o turismo reivindica? O que a hotelaria reivindica? A exoneração da folha de pagamento. Hoje, para os senhores terem uma ideia, apenas o setor hoteleiro gera em torno de 1,3 milhões de empregos. Geramos mais da metade do que os 17 setores contemplados com a exoneração da folha de pagamento”.

Outros pleitos ainda pendentes são a adequação do texto da Reforma Tributária e a votação da nova Lei do Turismo, já aprovada pela Câmara dos Deputados. “É uma lei que vai destravar todo o turismo nacional”, acrescenta Linhares.

Por fim, o presidente da ABIH Nacional apresentou o livro que conta a história dos 85 anos da entidade, como forma de registrar a trajetória da associação até aqui, além do lançamento do selo da entidade pelos Correios.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ABIH Nacional