A ABIH-GO (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás) traçou seu planejamento estratégico para 2021 baseado em capacitação do setor e educação corporativa. Para alcançar os objetivos, a entidade firmou parceria com o INDHEP (Instituto de Desenvolvimento Humano e Excelência Profissional).

A proposta é promover melhorias na qualificação profissional dos atuantes na hotelaria a médio e longo prazo não só em Goiânia, mas também em praças do interior do estado, com um processo de regionalização da hospitalidade.

Para isso, foi desenvolvida uma trilha de treinamentos em prol de uma evolução contínua dos colaboradores em âmbitos profissional e comportamental. A capacitação visa destacar as softs skills de cada um como forma de solidificar a atuação dos mesmos em sua máxima excelência.

De acordo com Fernando Carlos, presidente da ABIH-GO, a profissionalização trará melhor atendimento aos hóspedes e reduzirá a rotatividade de colaboradores nas empresas, que muitas vezes acontece pela falta de conhecimento dos resultados do trabalho. “A parceria com o INDHEP vem somar forças para atingir o objetivo a que referimos e o mais interessante é a forma de qualificação personalizada regionalmente. Vamos aproveitar esse momento difícil que estamos passando, para aperfeiçoar nossos conhecimentos e mostrar a importância e o valor que a hotelaria tem no segmento turístico, acolhendo com excelência os turistas”.

“A hospitalidade é um fator chave para a criação de experiências marcantes para o hóspede, ainda mais no ambiente em a hotelaria vive hoje, de alta concorrência de outros sistemas de hospedagem, deve-se pautar todas as ações para criar as melhores experiências de acordo com a persona ideal do seu empreendimento. Muitas vezes nos esquecemos que não é possível oferecer a excelência aos nossos hóspedes, sem a devida qualificação das nossas equipes”, destaca o professor Gil Eduardo Morato, diretor executivo do INDHEP.

ABIH-GO: os treinamentos

A parceria prevê que os hotéis filiados à ABIH-GO possam obter os treinamentos com valores extremamente diferenciados em relação aos praticados no mercado, justamente como incentivo à qualificação.

O programa preconiza o processo de qualificação do corpo de colaboradores do empreendimento, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais, elevando assim o padrão da prestação de serviço da hotelaria em Goiás.

Serão disponibilizados diversos cursos para que o hotel identifique sua necessidade, sendo que alguns treinamentos serão obrigatórios no início do programa, para que haja um nivelamento, como o workshop “o profissional intraempreendedor na hotelaria” ou curso de Excelência em Atendimento. Desta forma, o empreendimento receberá um selo de qualidade parceiro ABIH.

Algumas vantagens do programa são:

  • Padronização de competências necessárias para atividade da organização;
  • Fortalecimento institucional;
  • Valorização dos recursos humanos;
  • Retenção de talentos;
  • Solidificação das marcas formativas da organização.

(*) Crédito da foto: homajob/Unsplash