Uma alta temporada única e diferente de tudo, mas que, entre mortos e feridos, pode e deve ser celebrada. A segunda onda de Covid-19 no país limitou as possibilidades de um resultado ainda melhor em Salvador em janeiro, apontam dados da ABIH-BA. Ainda assim, a taxa de ocupação cresceu frente ao mês anterior, assim como a diária média e, consequentemente, o RevPar.

Em janeiro, a ocupação dos hotéis da capital baiana chegou a 54,25%, alta de 11,6% em relação ao mês anterior (48,59%). Na comparação anual, contudo, o tombo é considerável (26,1%), com o indicador ficando bem abaixo das médias históricas para o período (70%). Ponto positivo para a diária média, que subiu 24,8% na análise mensal e 6,49% na anual, conseguindo recompor perdas para inflação nesta base de comparação. Ainda assim, é importante destacar que a entrada de hotéis de luxo na base analisada joga para cima o valor absoluto do mercado como um todo.

Em relação ao RevPar, repetição do que ocorreu com a ocupação: alta em relação ao mês anterior e recuo frente a igual período do ano passado. Em janeiro, o indicador avançou 36,2% na primeira base de comparação, cedendo 21,3% na segunda.

ABIH-BA: análise

Como a alta temporada é fundamental para o desempenho dos hotéis baianos ao longo do ano, o resultado de janeiro deixou certa decepção na hotelaria local. Presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes diz que a reincidência dos casos de Covid-19 abalou os planos de recuperação e boas apostas para a economia baiana. “Janeiro é um mês que sempre representou o pico de ocupação da hotelaria, trazendo grande e diversificada demanda para os hotéis de Salvador. Este ano, lamentavelmente, está sendo diferente”, pondera.

A entidade lamenta também a malha áerea internacional reduzida, uma vez que a tradicional ocupação de argentinos, chilenos e europeus náo compensou a demanda oriunda de turistas provenientes de Salvador, interior da Bahia e estados limítrofes. “Embora ainda estejamos vivendo tempos difíceis, há o sentimento de que o período mais difícil foi superado. A chegada da vacina nos traz esperança e nos dá força para continuar lutando pelo setor que é tão importante para a nossa Bahia”, finaliza Lopes.

(*) Crédito da foto: Mr.Sobau/Pixabay