Com o avanço no ritmo da vacinação, a demanda por turismo em todo o Brasil voltou a crescer. Em Salvador, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira em setembro foi de 62,6%, 0,6% superior ao mesmo período de 2019, segundo dados da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia). Entretanto, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) aponta que os prejuízos acumulados só devem ser recuperados totalmente no fim de 2022.

Luciano Lopes, presidente da entidade, afirma que, em relação ao ano passado, o crescimento das atividades turísticas foi ainda maior. Na capital, o setor deu seus primeiros sinais de retomada no início do segundo semestre de 2021. Lopes ressaltou, por outro lado, que a base comparativa é frágil, devido ao rigor das medidas restritivas impostas em 2020, período mais crítico da pandemia.

“É importante mencionar também que estamos falando de uma retomada, o que não quer dizer que nos recuperamos totalmente. O setor ainda passa por um prejuízo muito grande, porque ficar mais de um ano e meio sem poder atuar gerou perdas bastante substanciais para as empresas. A recuperação não vai se dar de uma hora para a outra. Até o final de 2022, é possível que ainda estejamos em uma situação bastante delicada”, pontuou.

Ainda segundo a ABIH-BA, a ocupação registrada no feriado de 12 de outubro foi de 90% nos principais destinos do estado e a expectativa é de que o movimento de crescimento perdure nos próximos meses, principalmente nas festividades de Natal e Ano Novo.

“Temos uma boa expectativa para o período, mas preferimos nunca falar em 100% de ocupação porque há algumas indefinições neste caminho. Por exemplo, a decisão de compra diminuiu bastante, ou seja, as pessoas têm decidido viajar com cada vez menos antecedência, e isso acaba gerando um cenário de incertezas”, avaliou Lopes.

Ele acrescenta que já existem sinais de retomada do turismo de negócios, principalmente na capital, devido à demanda reprimida provocada pelas restrições.

“Também estamos trabalhando no sentido de fomentar este segmento, com diversos organizadores de eventos, que estão buscando destinos na Bahia. As pessoas querem vir principalmente para Salvador, porque podem aproveitar as viagens a trabalho para ter um pouco de lazer também, visto que é uma cidade praiana”, declarou Lopes, pontuando o crescimento do bleisure – tendência que une negócios e lazer.

ABIH-BA: ações de fomento ao turismo

Lopes destacou também que a entidade tem adotado estratégias para fomentar o retorno das atividades turísticas no estado, como o road shows em parceria com a Secult (Secretaria de Turismo da Prefeitura de Salvador), com o intuito de divulgar o destino e atrair turistas para a capital baiana.

“São ações para movimentar todo o trade turístico. Já passamos por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracaju e Goiânia. No dia 30 de novembro, estaremos em Curitiba dando continuidade a este trabalho”, disse.

Neste processo de retomada, o presidente da ABIH-BA endossa a importância do chamado passaporte sanitário, exigido por diversos estabelecimentos. “Acredito que vai contribuir bastante, porque quem viaja busca justamente a segurança e nós temos que transmitir isso para as pessoas, para que elas se sintam confortáveis e viajem mais. Só não podemos burocratizar esse processo, ele tem que ser rápido, fácil e andar em consonância com as leis estaduais e municipais de cada destino”, finalizou.

(*) Crédito da foto: digasalinas/Pixabay