A reação iniciada em setembro em Salvador ganhou impulso no mês passado. Dados da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) apontam alta nos principais indicadores da hotelaria na comparação mensal. Em outubro, a ocupação, diária média e RevPar dos hotéis soteropolitanos foi de 40,06%, R$ 233,49 e R$ 93,53, respectivamente.

Em relação à setembro, por exemplo, o crescimento observado na ocupação foi de 34,2%. Já diária média e RevPar avançaram 9% e 46,3%, respectivamente, na mesma base de análise. Na comparação anual, contudo, os indicadores seguem bastante distantes. Já a tarifa média mpaeada pela associação recuou 16,8%. “Continuamos em uma gradual melhora embora, com a pandemia e a escassez de vôos, o resultado ainda não seja o desejado”, afirma Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA.

ABIH-BA: análise

Segundo Lopes, ainda há maior presença maior do público local e regional nos hotéis de Salvador, que chegam à cidade por meio de transporte terrestre. Além disso, está clara a frequência superior nos finais de semana. “Com isso, a taxa média de ocupação dos finais de semana (45,41%) é bastante superior à verificada nos dias de semana (37,87%)”, acrescenta o dirigente.

Em relação à malha aérea, os dados mostram como a pandemia afetou o tráfego de passageiros para Salvador. Nos nove primeiros meses de 2020, o número de viajantes caiu 54%, passando de 5.396.674 para 2.487.058, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Só em setembro, o total de usuários (209,9 mil) foi 64,3% inferior a igual período de 2019 (589,2 mil).

No entanto, Lopes observa aumento contínuo no número de passageiros, destinos e frequências. Dessa forma, novembro terá 60% da oferta de assentos do mesmo período do ano anterior. “Com a chegada do verão e do fim de ano, o mês de dezembro traz boas expectativas considerando o desempenho atual. Importante sempre ressaltar que as previsões são realizadas tendo como premissa a redução da taxa de contaminação da COVID-19”, conclui Lopes.

(*) Crédito da foto: Fernanda Matos/Unsplash