Depois de um agosto difícil, setembro acabou com ligeiros sinais de reação na hotelaria de Salvador. Frente ao mês anterior, hotéis da capital baiana registraram crescimento nos principais indicadores. Na comparação anual, contudo, os índices seguem muito abaixo dos patamares históricos. As informações são da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia).

Segundo a entidade, em setembro, o aumento da demanda superou o ritmo de reabertura dos hotéis. Os reflexos na diária média e no RevPar foram positivos. Enquanto o primeiro indicador avançou 3,59% (para R$ 214,20) frente a agosto, o segundo cresceu 30,3% (para R$ 63,93). Já ocupação teve expansão de 25,8% (para 29,71% ou 6,24 pontos percentuais a mais) na mesma base de comparação.

Em relação ao ano anterior, como citado, as baixas são ainda expressivas. Em setembro de 2019, por exemplo, a ocupação em Salvador bateu em 60,15% (-50,3%). Já a diária média e o RevPar cederam 61,2% e 21,9%, respectivamente. Vale destacar que, em reportagem recente, o Hotelier News abordou os percalços da hotelaria baiana para iniciar sua recuperação.

ABIH-BA: análise

Para Luciano Lopes, presidente ABIH-BA, outubro promete ser de evolução. Segundo o dirigente, a demanda para o feriado passado foi positiva, com predominância do turismo regional. Lopes acrescenta que as pessoas realizaram reservas com, no mínimo, 20 dias de antecedência.

Mas ainda com receio de sair de casa, estão tomando decisões em cima da hora, fazendo com que os hotéis recebam novas reservas até para o próprio dia. Por fim, Lopes disse acreditar que o desempenho na cidade só deve se normalizar após a descoberta da vacina no tratamento do coronavírus.

(*) Crédito da capa: victtin96/Pìxabay