As companhias aéreas nacionais registram, em agosto, o quarto mês consecutivo de crescimento no número de voos domésticos. De acordo com números da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a média de partidas diárias chegou a 70% da oferta de voos registradas antes da pandemia — início de março de 2020.

Na prática, os dados divulgados pela Abear, coletados com base em avaliações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), representam 1.680 mil decolagens por dia. É o segundo melhor desempenho do indicador desde o início da pandemia, atrás apenas de janeiro de 2021 (75%). Neste período, a segunda onda da Covid-19 ainda não tinha chegado ao Brasil.

Abear

 

O infográfico acima mostra, em amarelo, a média diária de voos domésticos desde abril de 2020, pior mês para a aviação. Em azul, a variação em comparação com março de 2020, quando a crise ainda não havia impactado a operação do setor

Abear: perspectivas e motivações

Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, a retomada nos resultados continua se relacionando diretamente com o a vacinação na população. Com a maioria dos destinos nacionais vacinando adultos ao menos com a primeira dose, a aviação doméstica experimenta o começo do fim para a apreensão de utilizar o transporte aéreo.

“Chegamos ao quarto mês consecutivo de crescimento, mostrando que a vacinação contra a Covid-19 está influenciando o crescimento da demanda no setor aéreo. A imunização está avançando, com boa parte dos maiores de 18 anos já imunizados com a primeira dose em diversas localidades”, afirma.

Além disso, para os próximos meses manterem o saldo positivo, Sanovicz cita novamente a imunização como peça-chave neste quebra-cabeça. “A chegada da vacina para mais públicos é essencial para mantermos essa escalada nos números, bem como a vacinação completa — duas doses”, pontua o presidente da entidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Abear

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/Abear e Anac