De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as companhias nacionais registram, em julho, o terceiro mês consecutivo de números positivos na malha aérea doméstica. A vacinação da população, vista como ação essencial à melhoria do segmento, foi um dos fatores responsáveis pela média de 1.624 mil partidas diárias até o momento.

O número, levantado pela Abear com base em dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), representa 67,7% da oferta de voos do início de março de 2020 — antes da pandemia. Além disso, o aumento das decolagens também pode ser visto frente o mês passado.

Enquanto em junho o índice foi de 1.230 mil decolagens por dia, neste mês é possível identificar aumento de 16,4 pontos percentuais.

Abear: recuperação

Na visão de Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, a consolidação da recuperação das viagens aéreas passa por outras temáticas além da imunização. O avanço, segundo ele, depende também do preço do combustível dos aviões e a tributação atribuída ao setor.

“Os dados da malha aérea doméstica de julho confirmam que a vacinação contra a Covid-19 está reaquecendo a demanda por viagens de avião. É fundamental que a imunização da população brasileira mantenha o ritmo atual, somada à cobrança mais baixa das companhias”, afirma.

Abear

O gráfico acima mostra, nas barras amarelas, a média diária de voos domésticos desde abril do ano passado — pior mês para a aviação durante a pandemia. Nas barras azuis, a variação em comparação com março do mesmo ano, quando a crise ainda não havia impactado a operação.

(*) Crédito da foto: John McArthur/Unsplash

(**) Crédito do gráfico: Divulgação/Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas)