Assim como a hotelaria, que vê a retomada da demanda impulsionada pelo avanço da vacinação, a aviação brasileira segue a gradual recuperação. Dados divulgados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) apontam que, em setembro, a malha aérea doméstica cresceu pelo quinto mês consecutivo.

De acordo com a entidade, a média diária de voos chegou a 1.793 partidas em setembro. O número equivale a 74,6% da oferta de voos operados pelas companhias aéreas nacionais antes do início da pandemia. No mês passado, por exemplo, esse patamar era de 70%.

Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, a continuidade dos resultados positivos está ligada diretamente à vacinação e ao não aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. Ao todo, segundo levantamento do relatório Monitor da pandemia, produzido semanalmente pelo Itaú BBA, cerca de 136 milhões de pessoas (64% da população) já receberam ao menos a primeira dose da vacina no país.

Além disso, diversos estados começaram a aplicação das doses de reforço para a população idosa. Neste cenário, a flexibilização de medidas restritivas segue avançando em várias cidades, levando a reboque a retomada de atividades que movimentam o turismo a reboque. Na Bahia, por exemplo, a expectativa é positiva para os próximos meses em função da liberação de eventos presenciais.

“Esse resultado mostra a resiliência das companhias aéreas nacionais. Importante lembrar que a continuidade desse desempenho está vinculada ao ritmo de vacinação e ao não agravamento da pandemia”, analisa o presidente da associação que representa as empresas aéreas brasileiras.

Abear-Malha-aérea-setembro

Na visão de Sanovicz, a demanda deve continuar crescendo nos próximos meses, visto que a maioria dos destinos nacionais já está vacinando adultos com ao menos com a primeira dose. Ainda assim ele faz um alerta sobre questões estruturais da economia brasileira. “Temos também de enfrentar o Custo Brasil, que pode inibir uma recuperação mais consistente da aviação”, afirmo

(*) Crédito da foto: blende 12/Pixabay

(*) Crédito do infográfico: Abear/Anac