A demanda por voos domésticos no país cedeu 34,5% em novembro frente igual período de 2019. Já a oferta teve redução similar (35,7%) na mesma base de comparação. O aproveitamento dos aviões no mês passado, por sua vez, foi de 84,2%, elevação de 1,7 ponto percentual ano contra ano. As informações são da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), com base em dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ainda segundo a Anac, foram transportados 4,8 milhões de passageiros em novembro, queda de 40,7% em relação a igual período do ano passado. Apesar da redução expressiva na demanda, a Abear vê retomada gradual do indicador desde o pico da crise gerada pela pandemia. Na comparação com outubro, por exemplo, a procura por voos domésticos cresceu 15,7%. Retrocedendo a junho, a variação negativa apurada era de 85%.

Abear: internacional e cargas

No mercado internacional, a situação segue delicada. Em função da segunda onda na Europa, vários países no Velho Continente retomaram restrições de voos. O governo brasileiro, por sua vez, anunciou que vai exigir teste negativo de Covid-19 para qualquer pessoa, inclusive brasileiros, que desembarcarem nos aeroportos nacionais vindos do exterior. Tudo deve continuar impactando a demanda e a oferta internacional de voos nos próximos meses.

Em novembro, o indicador recuou 85,3% frente igual mês de 2019, enquanto a oferta retrocedeu 70% na mesma base de comparação. Já a taxa de ocupação dos aviões ficou em 40,6%, queda de 42,4 pontos percentuais ano contra ano. No total, segundo a Anac, foram transportados 237,9 mil passageiros no período, variação negativa de 86,8%. Em relação a outubro, contudo, demanda e oferta subiram 14,2% e 7,4%, respectivamente.

Por fim, o transporte de cargas e correio teve retração de 21,3% em novembro frente a igual mês do ano passado. No mercado internacional, a redução foi de 4,7% na mesma comparação.

(*) Crédito das fotos: dmncwndrlch/Pixabay