A melhora registrada em agosto pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) se repete em outro levantamento. Desta vez em referência à demanda doméstica em julho, primeiro mês do segundo semestre, dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apresentam crescimento de 42,5% no índice frente junho.

Segundo informações compiladas pela Abear, também houve aumento de 39,3% na oferta nacional no mesmo retrospecto. No mercado internacional, a demanda cresceu 45,7% e a oferta teve alta de 14,3%, ambos ante mês anterior.

Em comparação com julho de 2019, antes da pandemia, o levantamento mostra retrações de 23,6% e 22,1% em demanda e oferta domésticas, respectivamente. A taxa de ocupação das aeronaves foi de 82,8%, redução de 1,7 ponto percentual. Ao todo, houve queda de 31,3% no numero de passageiros transportados — 5,9 milhões de passageiros.

Fora do país, a demanda caiu 80,3% e a oferta retraiu 65,1%. No total, foram embarcados 347 mil passageiros — diminuição de 84,3%. O transporte aéreo de cargas no mercado interno teve queda de 10,7% na comparação de julho de 2021 com igual período de 2019. No mercado internacional essa atividade registrou crescimento de 27,3%.

Abear: reflexo nas companhias aéreas

A Gol incrementa a malha aérea de setembro com 412 voos diários. De acordo com a companhia, a previsão é chegar a 12.385 mil decolagens no mês, incluindo picos de 490 voos em dias específicos — como o Feriado da Independência (7).

Em comparação com este mês, setembro terá acréscimo de 10% em decolagens domésticas para a empresa. Em geral, as regiões em destaque são Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A informação prevê aumento do fluxo tanto nas capitais, quanto em mercados menores.

Os aeroportos que terão mais frequências diárias da Gol são, portanto, Congonhas (SP), Brasília, Santos Dumont (RJ) e RIOgaleão. A aérea retoma ainda duas rotas, ligando Congonhas à Vitória e o RIOgaleão a Goiânia.

(*) Crédito da foto: Suhyeon Choi/Unsplash