Seja no hotel, no bar ou no restaurante, uma boa carta de drinks faz toda a diferença. Em fevereiro, a ABB (Associação Brasileira de Bartenders) abre uma nova turma para o curso internacional de formação de bartenders, com certificação reconhecida em mais de 60 países.

As aulas serão ministradas por Paulo Avelino, professor e bartender, que atua na área há mais de 35 anos, tendo disputado campeonatos mundiais. Segundo o profissional, não é necessário ter nenhum conhecimento para participar do curso, o único pré-requisito é ter 18 anos completos. “O curso é direcionado para quem deseja aprender ou já é auxiliar de bar e busca de se aprimorar, e também para profissionais que desejam um certificado internacional”, explica.

De acordo com Avelino, as aulas são divididas em partes teóricas e práticas. “Aulas práticas representam 70% do curso, com laboratórios de coquetelaria, mas também focamos na história, regras e regulamentos que regem a atividade. Também trazemos palestrantes para falar sobre tipos específicos de bebidas”.

ABB: o curso

Com início dia 8 de fevereiro com encerramento dia 19 do mesmo mês, o curso possui duração de 40 horas/aula. São duas semanas, de segunda a sexta, das 13h às 17h. As aulas serão realizadas na sede da ABB, em Guarulhos, seguindo todos os protocolos de segurança e uso obrigatório de máscara. As turmas serão formadas por, no máximo, 10 alunos.

“As aulas práticas serão feitas no pub inglês, localizado na associação. Os alunos que desejarem poderão estagiar no local durante uma semana após o fim do curso”, destaca o professor.

Os participantes terão direito a duas apostilas: uma de coquetelaria internacional com receitas e outra sobre a história das bebidas, com regras, regulamentos e equipamentos. Todos os utensílios, frutas, bebidas e ingredientes serão fornecidos pela própria ABB.

Sobre os próximos cursos, Avelino explica que o calendário da entidade ainda não foi definido devido às bandeiras e classificações das medidas de flexibilização. “Não temos programação durante o ano ainda, pois dependemos das decisões do governo. Abrimos turmas a cada 45 dias, então, em abril, é provável já termos outra”.

As inscrições podem ser feitas pelo link ou via WhatsApp (11) 94559-1360.

(*) Crédito da foto: Divulgação