A Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo) e a Aviesp (Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo) agora são uma só. Hoje (22) as entidades anunciaram a fusão que visa fortalecer a voz ativa do setor frente ao poder público, unificando associados e diretoria.

Juntas, as associações totalizam 600 agências de viagens afiliadas. Em julho, uma Assembleia Geral Ordinária oficializará a união perante os associados. Segundo Marcos Lucas, presidente da Aviesp, a junção de forças é um processo antigo, iniciado em 2011. “Já naquele momento pensávamos em unir as entidades com propósitos em comum. Nos últimos anos, houve uma maturação da ideia com a unificação dos espaços de trabalho e planejamento de atendimento a associados, expositores e parceiros”.

Em 2014, a Aviesp se tornou uma entidade conferente da Abav-SP buscando dar continuidade ao trabalho de representação política junto ao governo federal. Com as alterações de estatuto da entidade do interior para adequar prazos de ano fiscal e tempo de mandatos da diretoria, o processo de fusão deu mais um passo.

“Em 2020, a Abav também alterou seu estatuto, com o intuito de planejar uma ação de unificação futura. Na prática, isso significa ratificar uma situação que já existe. Trabalhamos com as mesmas equipes de gerenciamento de negócios, marketing, jurídico e assessoria de comunicação, que continuarão atuantes”, ressalta Lucas.

Em breve, as associações estarão juntas também nos departamentos financeiro e contábil. A proposta da unificação é elevar a representatividade do estado paulista, maior polo emissor de turistas do país e dono do ticket médio mais expressivo.

“A Aviesp e Abav já participam de conselhos municipais de turismo e também possuem assentos nos conselhos estaduais, além de participar ativamente em políticas públicas para o turismo, responsável por 8% do PIB nacional”, pontua Lucas. “Vamos ter uma entidade mais forte com a Abav tendo voz nacional e a Aviesp em assuntos regionais”, complementa.

Abav-SP - marcos lucas

Lucas: processo de fusão já vinha sendo planejado

Abav-SP: mudanças na gestão

Mudanças nas políticas administrativas também foram anunciadas. Os atuais mandatos terminam em outubro deste ano, período em que será realizada uma nova eleição. A Aviesp agora passa a compor o sistema da Abav Nacional e, juridicamente falando, o CNPJ da Abav-SP prevalecerá com a unificação.

Com a fusão, as entidades passarão a ter apenas um presidente. Uma das cláusulas do estatuto destaca que a diretoria precisa ter ao menos 50% de representantes do interior como forma de equilibrar interesses. “O presidente será escolhido em processo eleitoral para nos representar futuramente. Vamos primeiramente consolidar a unificação e depois passar para essa etapa”, acrescenta o presidente da Aviesp.

“Teremos uma composição de representantes do interior e capital. Vemos isso como algo natural. Até lá, o Marcos segue presidente da Aviesp até os trâmites de CNPJ serem concluídos, mas nada impede que ele passe a compor a nova diretoria”, esclarece Fernando Santos, presidente da Abav-SP. “A intenção é trazer um mandato que concretize a unificação e fortaleça o interior e a capital em uma só voz”.

Abav-SP - fernando santos

Santos: associados apoiaram a decisão

Eventos e feiras

O presidente da Aviesp afirma que, por hora, a Aviesp Expo segue confirmada para setembro deste ano. A feira acontecerá em Águas de Lindóia (SP), mas dependendo dos próximos movimentos do governo, pode ser remarcada. “Temos expositores ansiosos para que isso aconteça, mas respeitamos as autoridades e aguardamos a liberação dos eventos. Não havendo essa possibilidade, temos outras datas previamente agendadas”.

A partir da fusão, a Abav Nacional ficará a cargo da gestão dos eventos, bem como da parte mercadológica da organização. “Confiamos na expertise da Abav e vamos trazer o nosso conhecimento também. Não vamos fazer nenhum tipo de concorrência”, salienta Lucas.

Nas próximas edições, a Aviesp será incorporada a Abav Expo, organizada pela Abav Nacional. Este ano, a feira acontecerá em Fortaleza, retomando o modelo itinerante. “O desenho das feiras vai depender do que a Abav Nacional vai fazer. São pontos a serem discutidos, mas queremos estar juntos para ratificar a união”, afirma Lucas.

Segundo Santos, a Abav não tem interesse em promover feiras no estado de São Paulo por enquanto. “Existem outras ações no estado que ficaram na gaveta por conta da pandemia e pretendemos colocá-las em prática para fazer um mix de produtos. Um deles é a convenção da Aviesp, que deve ser repaginada para um evento maior e, quem sabe, itinerante. São ideias a serem trazidas à mesa e analisadas. Os associados deram todo o apoio a unificação e estão de braços abertos para receber as afiliadas da Aviesp”.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Aviesp

(**) Crédito das fotos: reprodução da internet