(*) O Hotelier News conta, durante a Abav Expo 2019, com o apoio do Holiday Inn Parque Anhembi.

abav expo - visite são pauloSando: queremos mostrar que São Paulo também sabe receber turistas

Hoje (27) é comemorado o Dia do Turismo e também o último dia da 47ª edição da Abav Expo, aberta dia 25. Aproveitando a data e o evento, o Sebrae Nacional e o Visite São Paulo firmaram parceria para capacitar profissionais do setor e desenvolver empresas de receptivos. O objetivo é aperfeiçoar a recepção de turistas tanto de negócios quanto de lazer. Estavam presentes para a assinatura do acordo Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo; Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae e Guilherme Campos, diretor de Administração e Finanças da entidade.

A iniciativa é fruto do movimento que vem sendo feito em 2019 pelo governo do estado e Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo), promovendo ações para impulsionar o destino nos âmbitos nacionais e internacionais. “Estamos reorganizando as bases, capacitando empresários para entender como o fluxo de visitantes pode gerar mais negócios e a Sebrae é o braço direito para que possamos implementar essa ação”, explica Sando.

Iniciativas como a redução do ICMS sobre o combustível aéreo e o lançamento do stopover da Gol e, em breve de outras companhias, têm o intuito de aumentar o fluxo de turistas na capital e no estado. Segundo Sando, o setor já percebeu incremento de 7% na demanda de visitantes este ano. “Esse aumento foi induzido por vários aspectos, em função de São Paulo ser um importante hub de destinos no Brasil, oferecer mais de 12 centros de convenções e mais de 400 hotéis. Queremos fazer com que essa concentração gere mais lazer, negócios e turismo”.

Abav Expo: o curso

O curso é composto por módulos que abordam diferentes assuntos do setor como atendimento ao cliente, motivação, modelo de negócios, marketing digital, gestão financeira e planejamento. A primeira turma acontecerá entre 29 de outubro e 5 de dezembro. 

“Os módulos são para orientar pequenos e médios empresários a conhecerem seus números, saber como tirar melhor proveito de suas ações e isso cabe a qualquer tipo de negócio. Entender o fluxo de caixa, regras do mercado e nisso o Sebrae é especialista”, destaca Sando.

O curso também é adaptado para os Sebraes regionais, capacitando profissionais do litoral e interior do estado. A expectativa é que o volume de turistas aumente até 10% de um ano para outro com o mix de ações promovidos pelas iniciativas pública e privada. 

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News