Desde o início da pandemia, a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens- mostrou-se engajada nos pleitos turísticos, realizando diversas ações ao lado de outras entidades do setor, como o bloco G20, por exemplo. Com a entrada de 2021, a associação avança com iniciativas de capacitação, eventos e grupos segmentados.

Em live encerrada há pouco, Magda Nassar, presidente da entidade; Frederico Levy, diretor do segmento de Luxo e Jerusa Hara, gerente geral da entidade, apresentaram as novidades ao trade e reforçaram seu comprometimento com a retomada de forma segura e sustentável.

De início, a associação realizou uma breve retrospectiva de ações de enfrentamento da crise implementadas em 2020. “Em março, a primeira coisa que fizemos foi uma reunião com o Ministério do Turismo para entender quais iniciativas teríamos que tomar para que as agências pudessem acompanhar a pandemia de forma sustentável”, relembra Magda.

Entre os principais feitos da entidade estão a Campanha Adia; apoio a repatriação de brasileiros no exterior; engajamento em pleitos trabalhistas como as MPs 936, 948 e 963; e parceria com a Caixa Econômica Federal que rendeu R$ 30 milhões em linhas de crédito para associados. A Abav ainda participou do desenvolvimento de protocolos sanitários e certificações, como o Selo Turismo Responsável e o Guia do Viajante Responsável.

Outro marco da associação foi a realização da Abav Collab, em substituição da Abav Expo, adiada para o segundo semestre deste ano. “Foi o maior evento de turismo de 2020, com mais de 20 mil pessoas transitando pelo ambiente virtual”, salienta a presidente.

abav - novidades - live - ações

Abav: próximas ações

Olhando para o futuro, as prioridades da entidade em 2021 são a nova MP para IRRF, extensão dos prazos para reembolso; pleitos trabalhistas e creditícios; além de ações promocionais para a retomada. “Queremos dar mais fôlego ao setor e ele vem pela extensão dos reembolsos, o que é positivo para consumidores, que poderão utilizar seus créditos, e para os empresários, que terão a oportunidade de se reorganizar”, pontua Magda.

Para este ano, capacitação segue sendo a palavra da vez. A associação apresentou um programa anual do Iccabav entre os meses de março e dezembro, por meio de seminários promovidos pelas Abavs estaduais. O foco dos conteúdos serão destinos, gestão e promoção comercial. “Passamos 2020 fazendo isso e este ano estamos intensificando com mais parceiros, trazendo ainda mais informação ao setor”, reforça a presidente.

Já nos dias 11 e 12 de maio acontecerá o Matchbusiness, evento 100% virtual voltado para capacitações e rodadas de negócios. Os compradores serão selecionados previamente por meio de inscrições antecipadas e terão prioridade na participação de outros eventos da Abav.

Outra frente que ganha força é o Associado Aliado. São empresas associadas diretamente a Abav Nacional, com benefícios como visibilidade, relacionamento com agências e capacitações, condições especiais em produtos e serviços ofertados pela entidade. Os interessados têm três opções de filiação em planos anuais ou semestrais. “São parcerias específicas com foco no agente”, explica a presidente.

Com as restrições de viagens internacionais e fechamento de fronteiras, as demandas pelo turismo de luxo nacional chamaram a atenção da entidade. Diante do cenário, foi criado o Abav Turismo de Luxo, com Frederico Levy à frente do braço da associação. “O segmento começou a ser mais notado por agentes e clientes. Temos muitos produtos no Brasil que se encaixam nesse perfil. Desta forma, começamos a ver as demandas de agências querendo se unir em torno de um mesmo objetivo”, comenta o diretor.

O grupo busca capacitar fornecedores, apresentar soluções focadas no nicho de mercado e mapear os associados que têm o perfil do segmento. “Queremos trazer hotéis, destinos, companhias aéreas, enfim, todos os elos da cadeia para fortalecer”, adiciona Levy.

Destaque entre as novidades, a Abav firmou parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) para a realização de um MBA em Gestão de Serviços, com ênfase em turismo, hotelaria e eventos. A capacitação será em formato EAD e terá início dia 25 de fevereiro, com duração de um ano mais três meses de orientação. O público alvo são profissionais graduados com interesse em especializações técnicas no setor. Os associados Abav terão 20% de desconto.

“Teremos condições especiais para associados com um valor competitivo para que todos possam usufruir. São bolsas de estudos que serão distribuídas entre afiliados. Esta é uma grande parceria e estamos muito felizes em oferecer o MBA para o Brasil inteiro”, comemora Magda.

Por fim, a entidade anunciou a realização da 48ª Abav Expo entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em paralelo, acontecerá a segunda edição da Abav Collab, evento virtual que será espelhado com a feira física. “Criamos um grande mundo com o Collab ano passado e este ano criaremos um muito maior. A feira seguirá todos os protocolos e terá um número reduzido de pessoas, pois temos um grande respeito pela pandemia e sabemos até onde podemos ir”, reforça a presidente.

A comercialização será feita com quatro opções de metragens, três modelos para cada tamanho, mais taxas e montagem. Para reduzir a circulação de pessoas, a Abav entregará os estandes prontos e montados. Já a Vila do Saber será presencial e virtual e as caravanas com associados serão pré-selecionadas. Para evitar aglomerações, o evento contará com controle de acesso e o primeiro mês de inscrição será exclusivo para associados.

abav - novidades - live - números

Abav em números

A entidade encerrou 2020 com 2200 associados, que tiveram perdas de -58,7% no faturamento, que caiu de R$ 33,09 milhões em 2019 para R$ 14 milhões no ano passado. A grande parcela de empresas afiliadas (46,4%) possuem receita entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões. Dos associados, 38% têm suas distribuições de vendas divididas em 75% para internacional e 25% nacional.

A Abav ainda anunciou seu apoio a campanha Unidos pela Vacina, encabeçada por Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza. “Apoiamos 100% a campanha, pois agentes, hotéis, companhias aéreas também são linha de frente”, finaliza Magda.

Abav - novidades - live - associados

(*) Crédito da capa: Bruno Churuska/Hotelier News

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/Abav