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O novo coronavírus pegou todo o mundo (literalmente) desprevenido. No setor de hospitalidade, não há hotel ou rede hoteleira que não tenha sentido os efeitos econômicos da pandemia. Do outro lado da equação, os consumidores alteraram seus hábitos de consumo, tornando-os cada vez mais online. Com a retomada da hotelaria, saem na frente negócios que têm um DNA digital e é justamente essa aposta que faz a OYO continuar sua trajetória de expansão no Brasil.

Com 450 propriedades (mais de 12 mil quartos) em mais de 200 cidades brasileiras, a OYO gradualmente recupera os níveis anteriores à crise. No auge da pandemia (abril e maio), por exemplo, a ocupação bateu em 20% dos índices pré-Covid e, em novembro, já estava próximo a 50%. “Para dezembro, bem como nas festas de fim de ano, projetamos patamares na casa de 70% da ocupação que tínhamos antes da pandemia”, revela Enrico Geiger, vice-presidente de Novos Negócios da OYO. “Esses dados mostram como a recuperação dos nossos hotéis seguem em um ritmo interessante”, completa.

Em contato com o Hotelier News, Geiger revelou outros dados que reiteram a constante melhora dos indicadores das unidades da OYO. “Nos canais online, temos algoritmos que potencializam a performance dos hotéis parceiros, gerando resultados até duas vezes melhores frente à concorrência. Em resultado, conseguimos crescer de 5% a 10%, em média, o número de reservas efetuadas a cada feriadão do segundo semestre, dependendo da região. O Nordeste, por exemplo, vem tendo bom desempenho”, revela. “Em paralelo, adicionamos 700 novos quartos à base e as expectativas continuam positivas até o final do ano e além”, acrescenta.

O executivo atribui ao DNA digital, bem como ao modelo de negócio ágil e flexível comum às startups, os bons resultados obtidos até o momento. “Reagimos rápido aos efeitos da pandemia. Mais ainda, foi interessante ver que nosso DNA digital atendeu bem aos anseios do consumidor”, comenta Geiger. “Nossa base de clientes segue crescendo mensalmente. Em setembro e outubro, por exemplo, mais de 40% das reservas em hotéis OYO foram realizadas por novos usuários, e parte considerável em nossos canais diretos. As vendas pelo App OYO subiram 50% nos últimos meses”, revela.

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Compare com a foto que abre a reportagem e veja a transformação passada pela Pousada Joaripe 

OYO, parcerias e protocolos

Outro ponto destacado por Geiger foram as ações implementadas com rapidez e criatividade para adaptar a operação da rede indiana aos novos tempos. E, entre elas, a parceria com o Grupo Fleury para o desenvolvimento de protocolos de saúde e de higienização é considerada estratégica, já que endereçou respostas imediatas para as preocupações dos consumidores sobre o tema. “O selo Limpeza Certificada é muito mais do que uma certificação. Incorpora, além dos protocolos em si, treinamento para parceiros com guias práticos, webinars e conversas com especialistas”, comenta.

O executivo da OYO comenta que o selo Limpeza Certificada vem trazendo resultados muito positivos aos hotéis que o adotaram. Ele explica que tanto nas OTAs, quanto nos canais diretos, o consumidor consegue filtrar os empreendimentos que possuem a certificação. “Sendo assim, vimos na prática como a questão de segurança é fator de compra decisivo para o hóspede: a ocupação dobrou nas unidades que já o adotaram”, revela Geiger. “Nossa meta é certificar 70% das nossas propriedades até o final do ano”, acrescenta.

Em outra frente, dessa vez mais voltada aos proprietários dos hotéis parceiros, a OYO firmou parcerias importantes com a Creditas e Loft. “Os dois acordos foram pensados para que os hotéis possam captar recursos para manutenção de fluxo de caixa, capital de giro, manutenção, quitação de dívidas ou reformas”, revela. “Em um momento como o atual, são as linhas de crédito com taxas e condições especiais que auxiliarão a retomada do turismo, principalmente do segmento independente, do qual fazem parte nossos parceiros”, completa.

A OYO também aproveitou a pandemia para fazer um amplo diagnóstico da operação, tirando insights interessantes. O pacote de novidades, que já está sendo implementado, prevê ajustes na estrutura organizacional para melhorar, principalmente, o pós-venda. “Estamos duplicando a força de vendas para construir um maior relacionamento com os hoteleiros. Em paralelo, recriamos um time de Account Management para otimizar a gestão do nosso portfólio. A equipe terá gerentes e executivos focados em melhorias operacionais e maximização de receitas dos hotéis”, esclarece Geiger.

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A ‘mágica’ também é feita nos apartamentos dos hotéis, com renovação completa do cômodo

Outra novidade que deve ser apresentada muito em breve aos hoteleiros parceiros são melhorias nos canais de suporte e no sistema de gestão dos hotéis, chamado de OYO OS. “Desde o início da crise focamos em dar respostas rápidas aos nossos parceiros, desenvolvendo esse conjunto de iniciativas”, afirma Geiger. “Para dezembro, por exemplo, prevemos um RevPar 20% mais alto em relação a novembro. A retomada já começou e, mesmo que ainda existam desafios no horizonte, estamos bastante otimistas com o ano de 2021”, finaliza.

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(*) Crédito das fotos: Divulgação/OYO