O fato de o longo período de distanciamento social ter alterado o comportamento e as demandas dos hóspedes já não é novidade. No entanto, algumas marcas estão levando essa questão a um novo patamar de conexão com os clientes. Sim, os hotéis temáticos voltaram com tudo. Com crescente demanda por experiências presenciais, a hotelaria só tem a ganhar com essa nova tendência.

Segundo o Skift, entre os principais motivos para tal atitude das marcas está o intuito de apelar para novos públicos, principalmente millennials, que são pouco atendidos pela hotelaria tradicional.

“Em termos de gastos per capita em viagens, os millennials estão alcançando os boomers”, afirma Chekitan S. Dev, professor de turismo da Universidade de Cornell. “Ao mesmo tempo, há um desequilíbrio de oferta de marcas hoteleiras que atraem os millennials“, completa.

Cadeias hoteleiras apostam em hotéis temáticos para se aproximar e manter consumidores cada vez mais leais. “Para a maioria das marcas, é poder se conectar com seu consumidor em um nível diferente”, afirma Kirk Pederson, presidente da Sightline Hospitality. “Oferecer ao consumidor um lugar para descansar à noite é mais íntimo do que outras formas de conexão. Está no cerne do ritual diário das pessoas”, ressalta.

Buscando proporcionar outro nível de imersão, a Disney está promovendo o conceito LARP (live action role play) em suas hospedagens, em que o próprio consumidor faz parte do cenário. Antes um conceito nichado, com raízes próximas ao Dungeons & Dragons, faz de conta e teatro interativo, o LARP está sendo levado para o público geral pela gigante do entretenimento.

Para Claus Raasted, diretor do The College of Extraordinary Experience, LARP tem relação com cosplay, prática de se vestir como personagens da cultura pop, fenômeno que vem ficando cada vez mais popular por conta de eventos como a Comic Con. “LARP é como entrar em um filme, mas ninguém tem o roteiro. Então, você sabe quem você é, sabe qual é o cenário, mas não o que vai acontecer”, complementa Raasted.

Fazendo jus à tendência, já existem alguns hotéis temáticos recém-inaugurados e outros com previsão de abertura para um futuro próximo.

Star Wars: Galactic Starcruiser hotel

Explorando o LARP, a Disney inaugurou um hotel na Flórida que é muito mais do que uma simples hospedagem. É uma experiência completa de dois dias, em que o hóspede fica imerso em uma aventura de Star Wars. Além de contar com uma série de atividades relacionadas à franquia multimídia, o empreendimento conta com design, vestimentas, comida, ambientação e hologramas imersivos.

Toy Story

Ainda na Disney, mas do Japão, a Tokyo Disney Resorts inaugurou recentemente um hotel temático da franquia Toy Story. Apesar de acomodações temáticas não serem uma novidade da empresa, essas se limitavam a pousadas isoladas ou quartos temáticos. A proposta dos novos hotéis é trazer, além de um empreendimento com apenas um tema, mas também garantir uma experiência familiar completa.

Hello Kitty

Ainda em marcas multimídias, a Hyatt anunciou planos para a construção do primeiro hotel temático da Hello Kitty, que será incluído no portfólio JdV da rede. Previsto para inaugurar na China em 2025, o Sanya Hello Kitty Resort contará com 221 UHs, espaços adornadas com o design da Hello Kitty, incluindo três restaurantes e bares, salão de festas temático, piscina e spa.

Fila

Para mais um projeto da JdV by Hyatt, a rede realizou uma parceria com a ANTA Group para criar o primeiro hotel temático da FILA. Previsto para inaugurar em 2024 em Shanghai, o FILA House pretende unir fitness, esportes e moda numa única experiência de hospedagem.

Atari

Anunciado pouco antes da pandemia, a Atari realizou uma parceria com a agência de inovações GSD Group para criar o primeiro Atari Hotel. O empreendimento pretende oferecer uma experiência de hospedagem moderna e imersa na cultura gamer. Previsto para inaugurar em Las Vegas, o hotel terá cerca de 500 quartos e coberturas residenciais.

Bvlgari

Entre as marcas de luxo, não é novidade investir em hospitalidade, como é o caso do Palazzo Versace e do Armani Hotel Dubai. No entanto, a joalheria Bvlgari parece ter mergulhado fundo no setor hoteleiro, pois em dezembro do ano passado a empresa inaugurou a sétima instalação da coleção Bvlgari Hotels & Resorts.

Ainda este ano, a marca pretende inaugurar uma unidade em Moscou. Em 2023, estão previstas uma em Roma e outra em Tóquio, depois Miami Beach em 2024 e Los Angeles em 2025.

Vila do Chaves

No Brasil, a Pousada Recanto La Ballena mirou nos fãs do seriado mexicano Chaves, sucesso no país. Localizado em Garopaba (SC), o empreendimento recriou a vila do programa e vem atraindo a curiosidade de muitos turistas.

Hilton Car Storage

Para os amantes de carros, o grupo Hilton trouxe uma proposta diferente: um hotel cinco estrelas apenas para automóveis. Localizado em Hertfordshire, no Reino Unido, o local oferece cerca de 7 mil metros quadrados (m²) de instalações para oferecer os mais variados serviços automobilísticos, incluindo verificação de estado, manutenção e restauração completa.

Segundo o UOL, o empreendimento, que funcionará 24 horas por dia em todos os dias da semana, também entrega os veículos hospedados em locais especificados, inclusive fora do país.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Disney