Com a remodelação da parceria dos anos 1970 entre Fluminense Football Club e Hotel Nacional, a WAM Group uniu hotelaria e futebol em prol de marketing e mais uma experiência voltada ao hóspede. O patrocínio da rede por meio do clássico hotel carioca foi renovado até o fim do Campeonato Carioca de 2022 e a pretensão – de ambas partes – é mantê-lo pelo maior tempo possível. Um entrosamento digno de Fred e Dario Conca no título do Brasileirão de 2010.

De acordo com Marco Gonzaga, diretor de Marketing da WAM Group, o interesse pela entrada no mundo futebolístico era grande. Após fechar com o Atlético-GO primeiro, a companhia adicionou o Hotel Nacional ao portfólio e, assim, não pensou duas vezes sobre contatar o Fluminense para uma permuta de hospedagem em troca de divulgação.

“A paixão por futebol é muito forte na cultura brasileira e qualquer coisa associada a isso ganha mais visibilidade. Para aproveitar a abertura de portas promovida por este nicho, decidimos expandir ainda mais e assinar com o Flu. Ao apresentarmos o projeto, eles gostaram dessa história que o clube tinha com o empreendimento”, explica.

De acordo com Gonzaga, a parte prática do acordo envolve a estampa do nome do hotel na camisa do time e a utilização da marca Fluminense para campanhas do Hotel Nacional. O empreendimento também usa fotos dos jogadores nos entornos do hotel para fins comerciais, além de realizar ações promocionais como almoço com jogador, visita ao CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, desconto para torcedores fluminenses e sorteio de camisas.

WAM Group

Gonzaga: futebol é mais uma forma de gerar experiência ao cliente

 

“Turismo e futebol têm mais coisas em comum do que parece. É nesse contexto também que clubes estão buscando mais profissionalização e assumem esse tipo de parceria. Existem também as contrapartidas de ganho financeiro e movimentações que, direta ou indiretamente, geram retorno neste aspecto”, pontua o diretor de Marketing da WAM Group.

Outros benefícios encontrados com a sinergia Fluminense-WAM Group é a criação de experiência, citada no início da reportagem e exemplificada por Gonzaga. “O torcedor do Fluminense que se hospeda em qualquer hotel do grupo ganha desconto e, quando chega à unidade, o quarto tem uma bandeira do Fluminense, armário personalizado com itens do tricolor carioca, entre outras coisas. São formas de lidar com a parceria que não viram estatística, mas fazem a diferença na fidelização de consumidores”, conclui o executivo.

WAM Group: o lado do clube

A atenção ao lado futebolístico também é importante para compreender diferenças e pontos de vista com a parceria. Para isso, a reportagem do Hotelier News também entrevistou Helen Medeiros, diretora Comercial e Suply Chain do Fluminense. Para ela, fica bem claro que o acordo tem uma série de prós à instituição, criando até mesmo a ideia do Hotel Nacional já ser o “Hotel do Fluminense”.

“A procura pelo empreendimento envolveu questões logísticas com relação à concentração dos jogadores em local próximo ao Maracanã, estádio onde o Fluminense joga a maioria de suas partidas como mandante. Além de critérios dessa magnitude, a unidade agrada a delegação, jogadores, staff e até a família destes”, conta. Segundo a executiva, o custo médio atual em hospedagem no Rio de Janeiro para o Fluminense fica em R$ 1 milhão. Ao achar uma propriedade que oferece todos os serviços e possui identificação com o clube, Helen acredita que o acerto foi natural e é benéfico aos dois lados.

Aos benefícios, o clube de futebol realiza ativações e promoções que envolvem WAM Group/Hotel Nacional e Fluminense. Um exemplo citado pela diretora foi a realização de um chá revelação no meio de hospedagem, algo que não está prescrito em contato mas representa a boa relação entre hotelaria e futebol.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/WAM Group