A importância da transformação digital na jornada do hóspede
30 de setembro de 2022A utilização de tecnologia como resposta aos problemas que as soluções tradicionais causavam tem sido cada vez mais valorizada. O turismo e a hotelaria não são exceção e revelam precisar da transformação digital para se atualizarem e se adequarem às exigências dos hóspedes.
Todo o trajeto que passa pela pré-estada, estada e pós-estada chamamos de jornada do hóspede, pois o viajante passa por um processo de tomada de decisão do hotel em que quer ficar até efetuar a reserva, usufruir da experiência e fazer suas avaliações.
Para se construir uma jornada do hóspede adequada e personalizada, é essencial garantir o mapeamento dos vários pontos de contato. Assim, é mais fácil perceber onde os clientes têm mais probabilidade de perder o interesse no produto ou serviço e agir na prevenção da insatisfação.
Naturalmente, a transformação digital assume aqui um papel relevante e que deve ser tido em conta ao longo de todo o processo. Por isso, apresentamos soluções tecnológicas para agilizar as várias fases da jornada do hóspede.
Pré-reserva
A pré-reserva corresponde ao momento que antecede a compra da hospedagem. Nesta fase, o hóspede pesquisará pelo destino que pretende visitar e fará buscas generalistas dos hotéis locais. Atualmente, a utilização de apenas ferramentas offline não é suficiente para captar a atenção dos clientes.
Portanto, a presença nas redes sociais e blogs de viagens/hotéis, um bom posicionamento em OTA’s e em metapesquisadores, assim como reviews positivos o maximizam a probabilidade do seu hotel despertar o desejo do hóspede.
Outra solução eficaz é o uso de um chatbot no próprio website do hotel, capaz de responder às questões colocadas pelos potenciais hóspedes, adequando a escolha da hospedagem ideal.
Reserva
Existem alguns elementos a serem considerados no momento da tomada de decisão para efetivar a reserva, especialmente a facilidade do hóspede conseguir finalizar a compra. Reservar uma estada num hotel deve ser simples, rápido e sem grandes complicações.
Ou seja, além da presença em vários canais de distribuição indiretos, os empreendimentos devem garantir a opção de um motor de reservas próprio, ajustado às preferências do cliente e focado na experiência do usuário.
Conquiste seus hóspedes com um website adaptado à versão mobile, com fotografias de alta qualidade, métodos de pagamento preferidos por eles, além da possibilidade de adicionar outros serviços/experiências para personalização da hospedagem.
Através dos gateways de pagamento, é possível disponibilizar os métodos de pagamento preferidos dos hóspedes. Ao incentivar as reservas diretas via website, o empreendimento garante que os dados são recolhidos 100% íntegros e podem ser cruciais para as fases posteriores da jornada do cliente.
Pré-estada
Após a reserva, deve existir comunicação entre o hotel e o hóspede, com o intuito de gerar expectativa sobre a viagem, bem como vender alguns serviços adicionais que maximizem a experiência. Para este efeito, é recomendado o envio de emails automáticos com a confirmação da reserva, comunicando quanto tempo falta para o check-in, além da notificação de informações ou serviços adicionais que impactam a hospedagem e envio do check-in online.
A utilização de sistemas de automatização de marketing ,aliados a sistemas que tratam da relação do hotel com os hóspedes através da recolha de dados (CRM especializados para a hotelaria), revelam ser importantes na medida em que garantem que este ponto de contato é agilizado e que o cliente se sente próximo da marca.
Check-in
Os hóspedes têm vindo a valorizar a transformação digital, bem como soluções tecnológicas fáceis de usar que diminuam o tempo de espera no momento do check-in. Portanto, disponibilizar o método de check-in online automatiza esse processo, pois os clientes já introduziram todos os dados necessários e só precisam de validar a identidade na recepção. Outras soluções como os quiosques também são extremamente úteis.
Por isso, os erros na introdução de dados dos hóspedes são menores e a equipe da recepção vê simplificado o processo, focando sua atenção em prestar um atendimento de excelência ao cliente.
Estada
Durante a estada, ter pontos de contato que não sejam físicos é fundamental. Ou seja, independente de qual área da propriedade o hóspede estiver, ele poderá se comunicar com a recepção, restaurante ou spa, por exemplo. O uso de webapps, permite a otimização dos vários processos e uma menor sobrecarga de trabalho para a equipe da recepção, uma vez que os pedidos dos clientes seguem diretamente para os departamentos correspondentes.
Este tipo de solução e campanhas de comunicação personalizadas para o hóspede podem, ainda, dar sugestões de venda cruzada ou de upgrades ajustados às preferências dos clientes, visando a maximização da receita por hóspede e por estada.
Check-out
Chegado o momento da partida, o hóspede deve ter à sua disposição uma forma rápida e remota de efetuar os pagamentos em falta, o que também é possível com a solução de webapp referida previamente no momento da estada. O check-out online permite a liquidação de pagamentos de forma confortável e rápida, podendo ser debitado de acordo com o método de preferência do cliente.
Por fim, para agilizar o processo de check-out e atendendo às novas preocupações ambientais, a capacidade de um webapp preparado para enviar as faturas por email deve ser valorizada. Poupam-se essencialmente dois recursos: tempo e papel.
Pós-estada
As recordações da estada perduram no tempo, portanto, os hotéis devem incentivar o hóspede a preencher os questionários de satisfação, mais uma vez através de sistemas de automatização de marketing. Para complementar as avaliações, os clientes também precisam ser direcionados a compartilhar opiniões em sites por meio de reviews e nas redes sociais.
Adicionalmente, o hotel deve manter a comunicação com o hóspede no pós-estada. A transformação digital permite que, com dados recolhidos sobre preferências e hábitos de consumo dos hóspedes e tratados pelo CRM, empreendimentos possam elaborar campanhas de que incentivem ao retorno dos clientes através da criação de reservas e/ou de marcações de serviços do interesse.
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(*) Crédito da foto: Divulgação/Host Hotel Systems