Com o exponencial avanço da tecnologia, já parou para imaginar como será a hotelaria do futuro? Pois é exatamente isso que o HOT Project (Hotel of Tomorrow Project) vem buscando responder. Por oito meses, este think tank reuniu uma equipe de 200 pessoas, incluindo representantes das redes Hilton, IHG e Marriott, juntamente com especialistas em tecnologia e estudantes do setor para revelar sete futuras visões de hotéis.

“Quando se reúne e colabora com muitas das mentes mais inovadoras do setor de hospitalidade, de proprietários a operadores e gurus de tecnologia e produtos, você descobre insights e previsões que podem redefinir o foco para o futuro de nosso setor”, afirma Ron Swidler, desenvolvedor imobiliário e diretor de Inovação da The Gettys Group Companies, em entrevista ao hospitalitynet.

Para Swidler, as expectativas dos hóspedes em relação aos hotéis estão mudando rapidamente. Ele aponta algumas frentes de mudança, tais como: modo de atender e proteger os hóspedes, bem como as comunidades ao redor; e o uso de tecnologia para complementar e, em alguns casos, substituir o serviço humano. “Essas são questões complexas que exigem uma diversidade de pensamento e experiência”, avalia.

Para tal, a The Gettys Group Companies criou o HOT Ed™ Challenge, competição global de design entre estudantes de diversas universidades mundo afora. Ao todo, foram mais de 800 ideias geradas na competição, das quais sete endereçam questões mais urgentes para o setor, como automação, personalização, modularidade, sustentabilidade, visualização, bem-estar e comunidade. 

As sete visões

Hotel of Tomorrow_automatização

Reset robótico

A ideia é a automatização completa dos quartos integrada a móveis inteligentes, garantindo um uso mais eficiente dos espaços. Tudo, complementado pela entrega de serviços por robôs para atender às necessidades dos hóspedes em constante mudança. Entre as possíveis soluções, estão: camas que sobem até o teto proporcionando espaço para equipamentos de ginástica e uma poltrona que emerge do chão para acomodar encontros sociais.

Suíte Sense & Satisfy

O ápice da personalização em hospitalidade: uma suíte que antecipa as necessidades dos ocupantes. Sensores biológicos que monitoram o bem-estar, a interação e a comunicação de um hóspede por voz e holografia. Entre outras ideias, destaque para a criação de uma câmara de sono e mindfulness que monitora sinais vitais enquanto ajusta o ambiente quanto à luz, áudio, temperatura e qualidade do ar. Outra aposta é um pet holográfico para crianças, além de um monitoramento das refeições por meio da análise de resíduos.

Edifícios modulares

As ideias não se limitam às UHs, mas também às salas de festas ou espaços de reuniões. No caso, seria salões altamente flexíveis, redefinidos por automação utilizando componentes modulares. Isso inclui palcos, mesas, cadeiras de banquete, lustres, monitores, pisos e telas, todos auto-configuráveis e personalizáveis.

Resort restaurador

Outra ideia trata do aproveitamento de áreas de piscinas subutilizadas, transformando-as em unidades de mini-hospedagem independentes. Baseando-se na popularidade do glamping, as unidades móveis proporcionam um retiro privado para dois ou pequenos grupos, alimentados por energia solar e com temperatura controlada por tecnologia geotérmica.

Tudo na palma da mão

Para acompanhar tudo, os hóspedes terão acesso, por meio de seus smartphones, a uma realidade aumentada com sistema orientado de dados com informações auto selecionadas. No idioma e escala de legibilidade escolhidos, os hóspede recebem informações em tempo real, incluindo quadros de mensagens, clima, atualizações de qualidade do ar e até cronograma de atividades do hotel,

Centro energético

Os edifícios podem vir a ser cobertos por uma espécie de “pele fotovoltaica flexível”. Translúcida, essa estrutura é capaz de absorver energia solar, que é armazenada no subsolo do complexo, sendo posteriormente redistribuída para vizinhos. Esta inovação, além de permitir o monitoramento do desempenho energético da propriedade, poderia abastecer tanto o empreendimento, como a comunidade ao redor.

SpaX

A última inovação, escolhida como grande vencedora do HOT Ed™ Challenge, consiste no desenvolvimento de espaços hoteleiros que exploram a cultura e a tradição finlandesa para criar uma experiência imersiva e saudável: banho na floresta, natação no gelo e muito mais. Concebido como um santuário dentro de um movimentado hotel urbano, o SpaX combina métodos tradicionais de cura e restauração com componentes multissensoriais aprimorados por tecnologia em um ambiente tranquilo adaptado para atender às necessidades de viajantes estressados.