Letsbook-by-Pmweb-promo

Nos últimos anos temos acompanhado diversos cenários se alterarem, e principalmente no segmento do turismo e hotelaria observamos diversas mudanças nos hábitos de reserva dos hóspedes. O hoteleiro precisou se reinventar e olhar para o calendário do ano de forma diferenciada, com uma visão apurada sobre cada oportunidade de fazer novos negócios. A Semana do Consumidor já vinha se destacando no setor e, este ano, ganhou ainda mais força.

Ao analisar alguns indicadores do canal de venda direta Letsbook, a Pmweb identificou que, durante o principal período de ação ativa, a plataforma apresentou aumento de mais de 50% na receita/dia quando comparado aos dias iniciais do mês de março. As vendas da Semana do Consumidor também superaram em mais de 60% o faturamento gerado em março de 2019, ainda em pré-pandemia.

Com os resultados positivos em 2022, a Pmweb destacou quatro insights para potencializar as estratégias de vendas ao longo do ano.

Insights

Perfil de viagem: analisando os negócios que melhor performaram durante a campanha Semana do Consumidor, podemos destacar que 53% eram voltados apenas para a demanda de lazer, já os demais 42% foram voltados a hotéis que atendem tanto o público de lazer quanto corporativo. Inclusive, este último indicador reforça sobre um comportamento que ocorreu principalmente durante a pandemia, em que hotéis de perfil business também passaram a atender a demanda de lazer, principalmente aos finais de semana. Portanto, vale avaliar como estão sendo trabalhadas ações estratégicas para ambos os públicos de forma segmentada para maior assertividade na comunicação dessas campanhas.

Período de campanha e antecedência: foi possível observar uma grande diversidade nas ações realizadas, alguns negócios optando por trabalhar com o mês do consumidor, a semana, e o final de semana, mas a média mercado foi de uma semana com a campanha ativa, o que é um período favorável para as compras relacionadas a viagem, que normalmente levam um tempo de decisão maior, se comparado com o tempo de decisão para compra de produtos. Além disso, um comportamento que se fortaleceu durante e pandemia foi a curta antecedência das reservas, e campanhas como a Semana do Consumidor podem apoiar seu negócio a estimular a maior antecipação das reservas. Foi possível perceber que diversos hotéis optaram por trabalhar uma janela de hospedagem em média de sete meses a frente, incluindo inclusive feriados, o que contribuiu para um aumento de +41% na antecedência média registrada se comparado aos dias iniciais de março, em que a campanha ainda não estava ativa.

Ofertas e condições de pagamento: como sabemos, em datas conhecidas por seu objetivo promocional, os clientes aguardam por vantagens tanto relacionadas a preço como também referente a condições. Em média, podemos considerar que as ofertas ativadas durante o período tiveram 30% off, um desconto relativamente bom para esse período. Essa análise vem de encontro a indicar uma média de mercado, mas avaliar o desconto mais assertivo para cada negócio exige uma análise individual de campanhas anteriores e até mesmo ativas, para que de fato o cliente final sinta que está adquirindo uma vantagem competitiva ao reservar dentro desta campanha. Também vale reforçar que condições flexíveis de pagamento e remarcação seguem sendo um diferencial, assim como a diversificação nas formas de pagamento disponíveis no e-commerce.

Estratégias de comunicação: além de uma oferta e estratégia de e-commerce bem estruturada, é essencial uma comunicação efetiva para que o público alvo saiba de todas as condições diferenciadas que seu negócio está propondo neste período. Trabalhar com landing pages de captação de leads é uma ótima opção para ativação de novos usuários, dar vantagens a esse público para incentivo ao Opt In e também para clientes VIPs pode ser uma estratégia acertada tendo em vista que são um público bastante potencial para a conversão. Utilizar mídias para incentivar esse alcance pode ser interessante de acordo com os objetivos do negócio. Além disso, será importante segmentações assertivas com conteúdos relacionados ao momento do ciclo de vida que esse contato se encontra.

Estes são alguns insights que podem e devem ser considerados para outras campanhas além da Semana do Consumidor. Definir ações assertivas são alternativas para potencializar ainda mais as estratégias e consequentemente os resultados no e-commerce.

(*) Crédito da foto: Preis_King/Pixabay