Em toda crise há oportunidades e a pandemia, apesar das inúmeras dificuldades que impôs à hotelaria, abriu algumas delas. Com os hóspedes entrando em contato com os hotéis para obter diferentes informações para suas viagens, as vendas diretas cresceram bastante nos últimos meses. E, para elevar a fatia do canal direto na sua estratégia de distribuição, obter melhores resultados nas campanhas digitais é fundamental.

É o tráfego vindo dessas ações que vai possibilitar ao seu hotel capturar mais leads qualificados, que posteriormente poderão ser convertidos em vendas diretas. Google e Facebook, além do e-mail marketing, são os caminhos mais óbvios (e melhores) para prospectar clientes, e para cada um desses canais, há dicas valiosas para ter melhores resultados.

“Acredito que 2021 será o ano das vendas diretas”, avalia Diego Corrêa, CMO da HSystem, em contato com a reportagem do Hotelier News. “Campanhas em canais digitais são fundamentais para captar tanto clientes que ainda não conhecem a marca, como os já fidelizados. Algumas estratégias, como o remarketing, ajudam a melhorar o ROI das suas ações de marketing digitais, mas há muitas outras”, completa.

Campanhas digitais: dicas

A pedido do Hotelier News, Corrêa listou cinco dicas valiosas para os hotéis obterem mais eficiência (e melhores resultados) em suas campanhas digitais. Vejam abaixo:

Remarketing

Essa estratégia de marketing digital possibilita que as marcas gerem maior engajamento das pessoas que visitaram seu site ou motor de reservas. “Encorajamos fortemente os hotéis que invistam em remarketing, porque este é o grupo de clientes que está mais perto de comprar de você. Eles já viram, consideraram, têm o interesse no destino e já interagiram com sua marca. Por isso, são especialmente efetivos”, diz Corrêa.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo a identidade virtual das pessoas na internet. Por isso, prossegue como canal efetivo para captar leads – e com custo relativamente baixo. “Faça o planejamento do calendário promocional do ano e envie suas promoções na hora certa, intercalado com comunicações divertidas e relevantes”, recomenda o CMO da HSystem.

Google Ads

O Google é o local onde a jornada da esmagadora maioria dos viajantes começa. Lá surgem pessoas diretamente interessadas em reservar na sua região, normalmente por meio de palavras-chave que significam intenções, caso de “hotel em Florianópolis”. “O segredo para um bom custo-benefício nas campanhas de Google Ads é encontrar intenções menos procuradas e concorridas, porque são mais baratas. Observe sempre a necessidade de negativar ou desativar palavras-chave que trazem pouco valor ou tem intenção divergente. Analisar e otimizar suas campanhas com frequência é essencial”, ensina Corrêa.

Ele também recomenda fazer uso da Rede de Display, que são anúncios gráficos que aparecem em sites parceiros do Google. “São aqueles banners que ficam geralmente nas laterais e no fundo das páginas que visitamos”, explica. “Você pode fazer anúncios de Display de remarketing, para quem já visitou seu site, e também configurar para que o Google encontre audiências semelhantes às pessoas que visitaram o seu site”, completa.


Campanhas digitais - Diego-Corrêa_HSystem“Comece sempre com um orçamento menor e o amplie até que ele chegue ao seu máximo potencial. Desta forma, você tem tempo para mudar e recalibrar suas ações sem perder seu orçamento” – Diego Corrêa

 


 

Facebook Ads/Instagram Ads

Diferentemente do Google, no Facebook é possível procurar hóspedes baseados na sua persona. Isso inclui informações demográficas, interesses e idade, entre outras segmentações. “O estágio do funil do cliente atingido por direcionamento, no entanto, é diferente. Ele ainda se encontra na fase de descoberta de conteúdo, consideração e conhecimento da marca”, afirma Corrêa. Para que o cliente avance no funil, é importante que você gere conteúdo interessante e mantenha a audiência engajada”, completa.

Ele também dá dicas importantes para ter maior assertividade nas campanhas neste importante canal:

  • Remarketing: anunciar para aqueles visitantes que visitaram seu site, tanto no Facebook quanto no Instagram.
  • Direcionados por demografia: filtrar por interesses e informações demográficas com informações baseadas na sua persona.
  • Audiências Semelhantes: anúncios em que, ao conhecer os visitantes do seu site, o Facebook “aprende” qual o perfil dos seus clientes e tenta encontrar pessoas parecidas para você.
  • Criar público com sua de e-mail: aqueles que consentiram a entrada da sua lista de e-mails podem ser incluídos como um público personalizado do Facebook. Efetivo para direcionar hóspedes que já visitaram seu hotel para fazer ações de fidelização.

Para saber mais dicas da HSystem sobre como aumentar as vendas diretas, clique em https://bit.ly/3cXKXnM.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/HSystem