Nascido em Treze Tílias (SC), em 2017, o Winter Bierfest desembarca em Campos do Jordão (SP) pela primeira vez em 2022. Considerado o maior festival de cerveja artesanal de inverno do Brasil, nada mais justo que promover uma edição em um dos principais destinos de frio do país. E a novidade vem gerando grandes expectativas para o setor hoteleiro da cidade.

Marcado para acontecer entre os dias 5 e 7 de agosto, no Centro de Eventos André Franco Montoro, o festival será realizado pela Linden e Veloso Produções, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da prefeitura de Campos do Jordão.

O Winter Bierfest contará com área interna e externa, shows, praça de alimentação com comidas típicas austro-germânicas e a presença de 20 cervejarias artesanais em um espaço de mais de 5 mil metros quadrados (m²).

Ainda marcado por baixas temperaturas, o mês de agosto encerra a temporada de inverno de Campos do Jordão. Para Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade, a chegada do evento promete encerrar o período com chave de ouro, além de atrair mais turistas ao destino paulista.

“Agosto ainda é um período de alta procura em Campos do Jordão, então, acredito que o Winter Bierfest vai abrilhantar o turismo na cidade, além de ser uma alternativa de entretenimento para quem não teve a oportunidade de vir durante o mês de julho. Esta é a primeira edição por aqui e será um sucesso de público”, comenta Centofante em entrevista ao Hotelier News.

Em conversa com hoteleiros e pousadeiros, o executivo prevê ocupação média de 70% durante os dias de festival. “Quem quiser vir para Campos e curtir o Winter Bierfest ainda encontrará disponibilidade de hospedagens para todos os gostos e bolsos”, reforça.

Projeção dos hoteleiros

Inaugurado no ano passado, o Summit Suítes Campos do Jordão espera ocupação de 80% no período do festival, com 80% da demanda oriunda da capital paulista. “Temos um pacote especial para o evento. Agosto será fortalecido pelo movimento que será gerado pelo festival, aumentando nossa diária média em 15%”, comenta Wanderley Mickele Caetano, gerente geral da unidade.

No Hotel Boutique Quebra-Noz a expectativa é de 90% dos quartos reservados durante o evento. “Nossos principais mercados emissores são São Paulo, Campinas e Minas Gerais. Contudo, mantivemos os valores das tarifas para o período. Trabalhamos com um pacote de 50% de desconto na terceira diária para quem vai ao evento, assim os hóspedes podem aproveitar o festival todo”, explica Rafael Marcandali, diretor do empreendimento.

“Campos do Jordão vem se tornando um polo na produção de cervejas, com muitos produtores e marcas premiadas. Esse tipo de evento impacta diretamente na visibilidade da cidade e atrai turistas de todo o Brasil”, complementa Marcandali.

Um dos hotéis mais tradicionais do destino, o Toriba espera lotação máxima, mas, de acordo com Aref Farkouh, a ocupação elevada é comum nessa época do ano. “O Toriba lota independente do tempo e dos eventos da cidade. Então, para nós, não mudou muito”, pontua o sócio do empreendimento.

Abaixo, você confere os horários de funcionamento do Winter Bierfest:

05/08 – sexta-feira – das 18:00h à 01:00h
06/08 – sábado – das 12:00h à 01:00h
07/08 – domingo – das 12:00h às 22:00h

(*) Crédito da capa: Amie Johson/Unsplash