A Rede Vitória Hotéis promove no próximo dia 18, no Bellini Ristorante, localizado em Campinas, no interior de São Paulo, uma noite para a degustação e harmonização de queijos artesanais brasileiros – premiados e reconhecidos – a partir das 20h.

O evento tem vagas limitadas e apresentará aos participantes, o conceito sobre o universo nacional da iguaria, além de apresentação e troca de informações sobre processos, maturações e harmonizações. A noite será conduzida por Mirna Gigante, especialista e engenheira de alimentos, pós-doutora da Unicamp. Além dos queijos, também serão servidos vinhos italianos da Vínicola Roeno e uma receita quente para a finalização da noite. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3755-8027.

O encontro se repete no dia 19 no restaurante Maria Azeitona, do Vitória Hotel Convention Paulínia, na cidade de Paulínia, também no interior paulista. Na ocasião, os vinhos servidos serão Irmãos Unidos Branco e Irmãos Unidos Tinto. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3517-8500.

Entre os queijos selecionados para degustação e harmonização estão:
Queijo de Ovelha Extra Duro – do produtor Gran Paladare – Chapecó/SC. Preparado com leite cru de ovelha da raça Lacaune, maturado por 8 meses. Com leve picância e bem herbáceo o que é típico dos queijos de ovelha no Brasil.

Belo – É maturado a partir do queijo Minas Artesanal em temperatura baixa e alta umidade adquirindo no seu processo características semelhantes. Sua coloração varia do amarelo pálido ao laranja avermelhado, possui odor forte, sendo que sua cremosidade varia de acordo com o tempo de maturação e as características inerentes aos queijos artesanais. Lembra um queijo Reblochon.

D’Alagoa – Queijo de Minas Gerais, preparado com leite cru de vaca e  apesar de ser chamado de parmesão em nada se assemelha com o queijo italiano, pois, este tem sabor potente e picante!

Arupiara – Em pleno sertão paraibano a lendária Fazenda Carnaúba, da família do dramaturgo Ariano Suassuna, produz variedades especiais feitas com leite de cabras nativas. São queijos tipicamente brasileiros de muita qualidade, delicados e de sabor delicioso; o sabor lembra um queijo holandês de cabra.

* Crédito da foto: divulgação/Vitória Hotéis