Vinicius Medeiros
(foto: arquivo pessoal)

Com as mudanças proporcionadas pela transformação digital, que altera a realidade de pessoas e empresas, o mercado está mudando de maneira acelerada, com impacto em diferentes setores. Startups pequenas, com modelos de negócio disruptivos, estão deixando grandes corporações para trás.

Um caso bastante emblemático se dá na hotelaria: sem ser dona de um único apartamento, o Airbnb é o a companhia com a maior oferta de quartos no mundo, batendo de frente e, em alguns casos até superando, redes hoteleiras tradicionais. O exemplo, contudo, é apenas mais um entre tantos outros.

No meu mercado, de comunicação, as transformações são gigantescas, obviamente. Grandes conglomerados de mídia – das Organizações Globo a News Corp, de Rupert Murdoch – ainda estão tateando o ambiente para definir a melhor estratégia a seguir. São poucas as operações das unidades de negócio digitais dessas empresas que já operam no azul. Tudo ainda funciona em um modelo de tentativa e erro, até porque não tem jeito – tudo é muito novo. O caminho digital, entretanto, não tem volta.

Em meio a todas essas mudanças no setor de mídia, você já parou para pensar na maneira como sua empresa fala com o mercado? Ela está correta e coerente com o que o seu público-alvo espera? Mais ainda, você está presente nos canais que eles mais acessam? Hoje, não há outra saída, é preciso pensar em um modelo 360 graus e integrado.

Mas o que significa isso? Se, no passado, um caminho para construir a imagem e reputação de uma empresa se dava pelo relacionamento com a grande imprensa e a mídia especializada, isso já não é mais suficiente. As redes sociais estão aí e, em vez de usar veículos para falar com seu público-alvo, seu negócio pode usar essas mídias para falar diretamente com eles. Sem qualquer intermediário – mensagem direta!

Então, comunicação 360 graus é isso: estratégia e posicionamento claros para atuar no maior número possível de canais de comunicação. Dessa forma, assim como não se pode negligenciar a grande imprensa, deve-se tratar as redes sociais com a atenção necessária, bem como canais diretos como newsletters institucionais.

Vou dar um exemplo prático: tenho um amigo que é dono de uma empresa que produz mídia para crianças e pré-adolescentes. Você acredita que o público-alvo principal dele lê jornais, por exemplo? O que ele precisa? Conteúdo pertinente para atrair atenção desse público, que será divulgado via os canais mais acessados pelos seus consumidores. E, acredite, essa geração Millenials nem TV mais assiste direito. Sua vida e tudo que ela consome estão em outro formato de tela, na palma da mão.

O exemplo nos leva a outro ponto nevrálgico nessa comunicação: a qualidade do conteúdo. Ter curadoria para ele, bem como uma estratégia bem definida, coerente com os gostos e interesses do público, é vital. Mas isso é papo para outro artigo. Prometo que volto aqui para contá-lo…

Vinicius Medeiros é diretor da Visum Comunicação e especialista em comunicação e marketing digital. Graduado em Jornalismo pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de especialização em Mídias Sociais pelo Instituto Infnet, Vinicius Medeiros é um profissional com visão multidisciplinar, que transita facilmente entre os ambientes off-line e digital. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação, Vinicius acumula passagens por jornais de grande circulação, agências de comunicação, além de assessorias de imprensa, no qual atendeu a grandes contas de empresas do varejo e da área de serviços. Especialista no setor de franchising, escreve semanalmente uma coluna no Diário Comercial.

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