A empresária Bettina d´Archemont, proprietária da Secrets, loja de móveis e objetos de charme, localizada no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, acaba de inaugurar a Vila da Santa, hotel-boutique e spa em Búzios, no litoral fluminense. 

O projeto, que levou cinco anos para ser concluído, está localizado no coração histórico de Búzios – entre a Praça e a Praia dos Ossos – e aos pés da Igreja de Sant´Ana, de 1742, onde nasceu o balneário. A arquitetura, no estilo das vilas litorâneas do mediterrâneo, com pátios internos em vários níveis, é assinada por Sandra e Ana Gnatalli. A decoração ficou a cargo de Edgard Octávio, com cortinaria de Erasto Eiras, iluminação de Ugo Nitsche e paisagismo de Gilberto Elkis e Paulo Dantas.

A entrada do empreendimento remete a uma autêntica casa de pescadores da década de 1940. que também dá acesso às duas piscinas de pedra (uma delas aquecida). São 19 suítes divididas em seis categorias – incluindo o quarto da noiva. "Pensamos em ter algo especial, pela proximidade com a igreja. Desta forma, os noivos casam em Santana, fazem a festa na Vila da Santa e já ficam para a lua de mel", explica Bettina.

Peças de antiguidade estão espalhadas pelas salas de estar, de convenções e de café da manhã, além de outros espaços comuns do complexo. "São peças colecionadas durante 30 anos de vida, algumas autênticas de castelos franceses. Para trazer um pouco do clima que existia na Búzios de Brigitte Bardot, nos anos 1960, para hoje", diz a empresária. Os detalhes chamam a atenção: nos banheiros, louças e metais são da Imperial (a mesma do Hotel Ritz de Paris e do Palácio de Buckingham), roupa de cama portuguesa de 600 fios, louças de cozinha da Secrets de Famille e, adornando as paredes, quadros de Dominique Jardy.

Dentro da propriedade há ainda a Casa Secreta, uma construção com seis quartos, cozinha e sala de frente para a praia, que pode ser alugada. A suíte nupcial possui 60 metros quadrados e dois pavimentos; no primeiro, uma sala de estar e no segundo, a suíte, com jacuzzi, espaço para a preparação da noiva e sacada que se abre para o pátio e de onde a noiva pode jogar seu buquê.

Por fim, a sala de eventos, que abriga confortavelmente, de 150 a 180 convidados. "Se quiserem, os noivos podem fechar toda a pousada para seus convidados, apenas a Casa Secreta para um mini-wedding na praia, ou ambos", finaliza Bettina.

O Vila da Santa integra o Circuito Elegante, um selo de qualidade dado às mais representativas marcas do segmento de turismo de luxo.

Serviço
viladasanta.com

* Crédito da foto na capa: divulgação/Angela Falcão Comunicação