Uldenir Merlin
(foto: divulgação/Larissa Linhares)

Somente ao final da atual temporada de verão, as autoridades e as entidades ligadas ao setor turístico poderão analisar, com base nos dados coletados durante o período, um completo diagnóstico do número de visitantes em Santa Catarina, a receita gerada aos municípios e os erros e acertos das políticas públicas e das iniciativas adotadas pelo trade na recepção desses turistas.

E, então, traçar novas estratégias para ampliar os serviços e investimentos em infraestrutura, no intuito de atrair um número maior de visitantes no próximo ano. E também, fomentar a captação e realização de eventos ao longo do ano e garantir a presença de turistas no estado, não apenas durante a alta temporada de verão.

Vale ressaltar a importância da iniciativa privada em apoiar o calendário de eventos da cidade. Exemplo recente foi a festa de Réveillon na Avenida Beira-Mar Norte de Florianópolis, subsidiada por empresários da região com o apoio da Secretaria do Turismo. 

Quanto à hotelaria, cabe a nós prestarmos um excelente atendimento e encontrarmos formas de fidelizar o cliente. Afinal, um hóspede bem acolhido, que se sinta confortável e surpreendido com a antecipação de suas necessidades, certamente retornará outras vezes. 

Para tanto, é necessário uma equipe treinada e preparada para a excelência no atendimento, que cative os hóspedes com alegria e satisfação em atendê-los, sendo próxima e respeitosa com os clientes. Uma equipe instruída com as melhores indicações de lazer e serviços da cidade.

A fidelização é vital para a indústria hoteleira, que enfrenta a concorrência desleal de novos players da economia compartilhada ou hospedagem doméstica, que não são regulamentados como atividade e, portanto, com tributações diferentes da hotelaria, enquanto esta gera muito mais empregos e, no entanto, sofre uma tributação elevada. 

Contudo, a valorização de um hotel está relacionada à percepção dos diversos públicos aos quais direta ou indiretamente se relaciona, não somente com a avaliação dos clientes finais, mas também com a valorização dos colaboradores pelo hotel no qual trabalham. A geração de novos negócios aos fornecedores e a satisfação dos investidores sobre os resultados do seu negócio também são fatores determinantes para essa valorização. 
Entendo que outras formas do hotel contribuir para a fidelização do turista são os diversos fatores que envolvem a atividade hoteleira, principalmente a gastronomia, serviços prestados, acomodações, hospitalidade, facilidades aos pontos turísticos, conveniência e segurança.

E isso só se consegue com planejamento e gestão, cuidados no trato com os hóspedes e estratégias de relacionamento que saibam cativar, orientar, informar e agradar o turista. Para entregar a melhor experiência possível é necessário conhecer bem quem se hospeda em seu hotel, antecipar os seus desejos e necessidades. Na maioria das vezes, questões simples que fazem toda a diferença.

* Uldenir Merlin é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração global e Gestão empresarial. Atualmente, gerencia o Novotel Florianópolis, em Santa Catarina, e já trablhou em diversas redes como Bourbon, Intercity, além de empreendimentos como Il Campanário e Costão do Santinho.

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