O número de chegadas internacionais em todo o mundo cresceu 6% entre os meses de janeiro a abril de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, com níveis de confiança nos negócios atingindo seu pico mais alto em dez anos. As perspectivas para o período maio/agosto permanecem elevadas.

O número de destinos em todo o mundo que receberam turistas internacionais alcançou 369 milhões somente nos quatro primeiros meses do ano. Trata-se de um aumento de 21 milhões se comparado com o mesmo período do ano anterior, o que significa um aumento de 6%, segundo dados levantados pelo UNWTO World Tourism Barometer.

As chegadas internacionais relatadas em destinos ao redor do mundo foram positivas no geral, com poucas exceções. A maioria dos destinos destaque em 2016 manteve o ritmo, enquanto destinos que lutaram nos anos anteriores começaram a se recuperar da má fase no início de 2017. Isso se reflete principalmente no Oriente Médio (+10%), África (+8%) e Europa (+6%). Ásia e Pacífico (6%) e Américas (+4%), que continuaram a desfrutar de um crescimento robusto já experimentado no ano passado.

"Ao celebrarmos 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, congratulamo-nos com o desenvolvimento contínuo do turismo e lembramos que junto com o crescimento vem a maior responsabilidade de assegurar o segmento como colaborador para a sustentabilidade em todos os seus três pilares – econômico, social e ambiental", disse Taleb Rifai, secretário geral da UNWTO.

Resultados regionais
As chegadas internacionais na Europa (+6%) em janeiro-abril recuperaram o desempenho oscilante do ano passado, fato impulsionado pela retorno da confiança do viajante em alguns destinos outrora impactados por incidentes de segurança. A Europa Mediterrânea desempenhou crescimento de +9% (para +1% em 2016) e a Europa Ocidental registrou crescimento de +4% em relação a +0% em 2016. 

O norte europeu continuou a registrar um forte crescimento (+9%) enquanto a Europa Central e Oriental registrou 4% a mais de chegadas internacionais, desempenho alinhado com os resultados do ano passado.

Na Ásia e no Pacífico, as chegadas internacionais subiram 6% em abril, com bons resultados em todas as quatro sub-regiões. O sul asiático liderou o crescimento com +14%¨, seguido pela Oceania (+7%), sudeste asiático (+6%) e nordeste da Ásia (+5%).

As chegadas internacionais nas Américas cresceram 4% com fortes resultados na América do Sul e Central (ambos +7%), enquanto as chegadas na América do Norte cresceram 3%, e no Caribe, 2%.

Os dados levantados para África apontam para um aumento de 8% nas chegadas internacionais, com o Norte de África (+ 18%) recuperando desempenho. As chegadas internacionais no Oriente Médio se recuperaram em cerca de 10% após um declínio de 4% em 2016.

* Crédito da foto: Pixabay/Free-Photos