Por do sol no Rio Guaíba
(foto: pixabay/vasconcellosrs0)

Dirigentes de entidades, profissionais do trade turístico e de outros segmentos econômicos da cadeia produtiva do Turismo da capital gaúcha conheceram ontem (4), os resultados da pesquisa realizada pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau que levantou números referentes aos impactos econômicos do Turismo de Eventos em Porto Alegre. Em 2015, 166 eventos de pequeno, médio e de grande porte ocorridos na capital em 2015, entre congressos, seminários e convenções, movimentaram R$ 182 milhões na economia local, com impacto direto em oito atividades e indireto em mais outras 37 relacionadas com a cadeia produtiva do turismo. Quanto à geração de empregos formais, foram  3.867 mil vagas ocupadas no ano. 

De acordo com o economista da PUCRS, professor doutor Adelar Fochezatto, que desenvolveu o estudo, os eventos promoveram gastos na ordem de R$ 125 milhões na cidade. “Mas a cada R$ 1 deixado pelo turista foram gerados R$ 1,5, chegando ao total de R$ 182 milhões no conjunto da cadeia produtiva que se relaciona com o turismo de evento”, explicou o economista, acrescentando que o turismo traz o ingresso direto de recursos nas economias locais sem custos intermediários. Ainda segundo os dados apresentados, entre 2010 e 2014 o número de empregos formais no turismo cresceu 17,4% em Porto Alegre, frente ao aumento de 7% no conjunto dos empregos gerados na economia da cidade. Além disso, em 2014 o turismo respondeu por 2,3% do total dos 780.126 empregos formais em Porto Alegre. 

O presidente executivo do POA Convention & Visitors Bureau, Roberto Snell, ressaltou que o objetivo de realizar a pesquisa é tornar os números do segmento de domínio público para demonstrar a força e o potencial dos eventos e do turismo de um modo geral. “Porto Alegre uma cidade rica em entretenimento, gastronomia, vida noturna e atrações culturais, por isso temos certeza de que os números revelados pela pesquisa convencerão a todos, da área privada e pública, de que vale a pena investir no turismo, como em estruturas maiores para receber eventos de grande porte, uma conquista que deveremos ter em breve pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo poder público municipal com o apoio do trade local”, ressaltou.

A pesquisa foi desenvolvida pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS e mostra que as principais atividades impactadas foram hospedagem, alimentação, prestação de serviços diversos, de informação e gráficos, comércio varejista e transporte. O estudo teve o patrocínio do Shopping Tottal, de entidades do setor e da Secretaria Municipal de Turismo e soma-se aos dados divulgados periodicamente desde 2011 pelo Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre organizado pelo órgão municipal de Turismo a partir de dados fornecidos por entidades do trade e do próprio poder público.

A realização da pesquisa leva o apoio do Sindilojas, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e Associação Brasileiras das Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc).

Serviço
portoalegre.rs.gov.br
portoalegre.travel
portoalegrecriativa.info