Vista da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
(foto: pixabay/anapaulafelic)

O MTur (Ministério do Turismo) em parceria com a RioTur desenvolveu uma plataforma on-line de capacitação voltada para o atendimento aos turistas que devem chegar ao destino durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A iniciativa, intitulada "Braços Abertos" já capacitou mais de cinco mil profissionais nas mais distintas áreas do setor. 

Conforme as entidades os milhares de visitantes que estiverem no Rio de Janeiro para o período receberão um atendimento mais qualificado de barracas de praia, ambulantes profissionais, receptivo de hostels/albergues e guardas municipais. 

“Esse trabalho de qualificação dos profissionais que lidam diretamente com o visitante nacional e internacional reflete na melhoria do serviço prestado e no aumento da competitividade do Brasil como destino. O País mostra que vem se preparando para receber cada vez melhor e atender as expectativas de nossos turistas. Esse será um legado marcante para o setor uma vez que deixará milhares de profissionais preparados para agir em grandes eventos”, apontou Alberto Alves, ministro interino do Turismo.

Entre os módulos oferecidos nos cursos estão noções de inglês, dicas de etiqueta profissional, a importância do respeito às diferentes culturas, como vender melhor e surpreender o cliente. Os conteúdos são didáticos e usam recursos como vídeos e apresentações.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para profissionais que atuam diretamente no contato com o turista, não só pela chance de se aprimorarem com o objetivo de oferecer um serviço melhor durante os jogos, mas por obterem uma certificação que pode fazer a diferença em seus currículos no futuro. O profissional que busca atualização e aperfeiçoamento é sempre visto como diferenciado no mercado de trabalho”, afirmou Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio.

O prazo das inscrições para os interessados em participar da qualificação com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi prorrogado até 24 de julho. O treinamento se estende às cidades que sediarão os jogos olímpicos de futebol – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Interessados podem se cadastrar e acessar a plataforma em computadores, smartphones ou tablets pelo endereço eletrônico bracosabertos.turismo.gov.br. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental e trabalhar obrigatoriamente no setor turístico. 

Para atender a usuários que não disponham dos aparelhos eletrônicos, foram montadas duas centrais de apoio, uma na Zona Sul e outra na Zona Oeste (Barra da Tijuca), com equipamentos que dão acesso à internet. Também foram criados nove pontos de internet Wi-Fi para pessoas que têm os aparelhos sem pacote de dados.

Serviço
www.turismo.gov.br
www.rio.rj.gov.br/riotur