Avenida Paulista, um dos cartões postais de São Paulo
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Finalizando o mês de novembro, o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) apresenta a retrospectiva dos trabalhos realizados pela organização a seus afiliados e antecipa alguns atos já planejados para a próxima temporada. As cinco áreas da entidade – Eventos Nacional, Eventos Internacional, Relacionamento, Marketing e Administrativo Financeiro – apresentaram o balanço que se refere aos três primeiros trimestres.
 
"Em 2015, com as incertezas da economia, alta do dólar, inflação crescente e PIB negativo esperado, é importante acompanhar e ajustar o planejamento a cada trimestre, com foco em resultados, buscando flexibilidade que a volatilidade que cenários internos e externos impõem e buscando maior representatividade junto ao setor publico no Executivo através dos conselhos instituídos e no Legislativo através das Comissões e Frente parlamentar, além das parcerias com as entidades de classe", comenta Toni Sando, presidente executivo da associação.

A organização mostrou relatórios específicos relacionados a cada setor de atuação. No segmento de eventos internacionais, que simboliza um dos principais alicerces do trabalho de um CVB, o principal foco foi a atração de encontros latino-americanos. Nesssa intenção, a equipe do SPCVB participou de congressos realizados em outros destinos para entender o funcionamento desses acontecimentos. 

Ainda como parte do trabalho de prospecção de novos eventos internacionais para São Paulo, a equipe se mantém em contato contínuo com associações internacionais e internacionais com sede no Brasil. Até o momento, a área registrou 45 eventos apoiados, 12 promovidos, oito captados e 50 em prospecção. Aos associados da entidade, foram enviados 1.034 oportunidades de negócios.

Entre os eventos captados este ano, vale destaque para o Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso da Água para 2017, para o qual a cidade se candidatou pela segunda vez. Fruto do trabalho de captação, São Paulo já tem eventos confirmados para até 2024.

Na parte de encontros nacionais houve mecânica semelhante a organizada para os eventos estrangeiros, mas também com ênfase na realização de ensejos que tenham a capacitação como ponto de partida. Até o momento, foram 26 eventos captados, 18 promovidos, 220 apoiados e 184 em prospecção, sendo geradas 1.758 oportunidades de negócios. "Concluímos o terceiro trimestre dentro das expectativas, levando-se em consideração a prioridade de alguns indicadores em função dos seus resultados, uma vez que dariam suporte a outras ações", detalha Elenice Zaparoli, diretora de Eventos Nacional. 

A área de Relacionamento do SPCVB é responsável pelas ações junto aos associados da entidade, hoje, 750 em 60 segmentos do trade turístico. A equipe se concentra em diversas frentes que geram oportunidades de negócios aos associados, além das já anunciadas pelas áreas de Eventos.

Na parte de Marketing o resultado é de quase 2,5 mil eventos cadastrados no calendário do SPCVB, entre simpósios, congressos, feiras e encontros, que podem ser consultados no site visitesaopaulo.com e que, periodicamente, são enviados em forma de publicação digital para todos os associados da entidade, que, desta forma, podem prospectar novos negócios. São produzidos também conteúdos para agendas culturais e de negócios, veiculadas em mídias e TVs especializadas, além de boletins periódicos com notícias da entidade.

Para 2016, o setor de marketing do SPCVB tem papel primordial nos projetos. A expectativa é organizar uma estratégia capaz de aumentar a visibilidade de Convention juntos aos turistas que chegam a São Paulo e utilizar ferramentas de networking entre os afiliados além de ampliar a base de associados e empresas patrocinadoras. 

Serviço
www.visitesaopaulo.com