Em sentença proferida pelo juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, a justiça de Santa Catarina pediu a demolição do Il Campanário Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional, na capital catarinense. O meio de hospedagem está numa lista com mais cinco "beach clubs" – também sob risco de terem suas instalações demolidas – investigados pela Operação Moeda Verde, deflagrada em 2006. O hotel afirma que recorrerá da decisão.

Liderada pela Polícia Federal, a operação na qual o hotel aparece como investigado averigua um esquema de compra de licenças ambientais. 

Na sentença, o juiz Krás Borges argumenta que: "Já que as licenças para Il Campanário, El Divino/Donna, Taikô, Café de la Musique, Simple on the Beach, Pirata, foram obtidas mediante oferecimento de vantagem ilícita, de modo que os bens construídos sob tais licenças são produto de crime, por degradar o meio ambiente, determino sua demolição e recuperação da área degradada".

A suspeita que os acusadores procuram sustentar é de que tanto os chamados "beach clubs" –  que são uma mistura de bar, balada e restaurantes – , quanto o meio de hospedagem tenham negociado propina em troca de licenciamento ambiental para construções luxuosas em área de preservação permanente, como à beira mar.

Procurados pela reportagem, o Grupo Habitasul [proprietário do resort catarinense] revela ter recebido com surpresa a decisão judicial e assegura que vai recorrer já em primeira instância.

"As elevadas condenações, bem como a determinação de demolição de empreendimentos totalmente regularizados e consolidados em Florianópolis, indicam ausência de razoabilidade da sentença e podem representar um grande retrocesso na busca pelo desenvolvimento sustentável no Estado. Esta decisão toma como base ilações infundadas e ignora as sólidas evidências técnicas trazidas pela defesa no curso do processo", argumentou a representação do Il Campanário.

O Grupo Habitasul segue afirmando que confia que uma nova análise das provas seja capaz de reverter o quanto antes a decisão. "Seguimos convictos de que os princípios norteadores do empreendimento, desde sua implantação na década de 1980, seguem o mais elevado padrão ambiental, como atestam os estudos apresentados e especialistas consultados durante o processo".

* Foto de capa: divulgação/Il Campanário