O Six Senses Hotels Resorts & Spas acaba de sair na frente no quesito sustentabilidade com o lançamento do Earth Lab. Do Vietnã para Portugal, Seychelles e Tailândia, a companhia mantém o foco no engajamento e na educação sobre a sustentabilidade com o Earth Lab em cada um dos seus empreendimentos.

Com a imagem de uma criança com um copo de água em mãos, a Six Senses promove seus esforços de sustentabilidade, seja por meio da redução de consumos, da produção própria e local e no apoio a comunidades e ecossistemas. O Earth Lab foi pensado para que hóspedes e visitantes se reconectem com o universo natural e conheçam práticas sustentáveis para a melhora da qualidade de vida. O nome do espaço junta terra, em alusão à vida e laboratório no sentido de experimentação, inovação e exploração.

O Earth Lab mantém uma horta no espaço com o objetivo de oferecer opções mais saudáveis de alimentação ao mesmo tempo em que reduz os impactos causados nos produtos que percorrem longas distâncias até chegar ao consumidor. O Six Senses mantém a filosofia Zero Waste, cujo intuito é evitar o desperdício, dando novo destino e outras utilidades a qualquer tipo de sobras.

O trabalho do Earth Lab também ultrapassa os limites da propriedade, tendo presença na conservação marítima, na restauração florestal e no desenvolvimento comunitário. 

Outros tópicos e atividades do Earth Lab incluem água engarrafada no local, eliminando os impactos de transporte e o uso de garrafas plásticas de água; alternativas às palhetas de plástico, utilizando papel, bambu e citrino; uso de inceticidas naturais, destilados a partir de plantas e usados como alternativa orgânica para pulverizações químicas; soluções de limpeza biologicamente ativas e cultivadas em lotes para a substituição dos produtos químicos de limpeza; galinhas criadas em ambiente livre para a produção de ovos orgânicos; fabricação de capim de paisagismo e produção de leite; uso das sobras de alimentos como composto para os jardins orgânicos; criação de abelhas para a produção de mel e polinização das flores; energia renovável oriunda de painéis solares; oficinas para hóspedes; compartilhamento de práticas e conhecimentos com a comunidade local; entre outras.

"Cada instalação representa a seriedade que colocamos na sustentabilidade e a importância de trabalhar localmente com as comunidades vizinhas, ensinando-os e aprendendo com eles a amar e respeitar a mãe natureza. Acompanhamos todas as atividades do Earth Lab e fornecemos dados relevantes aos nossos clientes. Uma visita a um Six Senses só é completa se houver uma visita ao Earth Lab, ponto de encontro único e divertido para aprendizado, crescimento e exploração do desenvolvimento sustentável para as pessoas, e para o planeta, que lucra com as ações de forma inteligente", declarou Bernhard Bohnenberger, presidente da Six Senses Hotels Resorts & Spas.

* Crédito da foto: Pixabay/woodypino