Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo
(foto: arquivo HN)

Fruto de uma parceria entre Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) foi inaugurado na última semana o Observatório do Turismo do Estado de SP – órgão responsável por levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas nas cidades paulistas.

Já em funcionamento, o OTURESP, segundo a secretária estadual, é um espaço multidisciplinar destinado aos profissionais, gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas de formação que desejam desenvolver e aprimorar estudos e pesquisas no setor do turismo dentro do território.

Para Roberto Lucena, secretário estadual da pasta, nesse momento o turismo surge como um importante vetor de desenvolvimento, pois movimenta 56 setores da economia, daí a importância da criação da entidade. "O Observatório do Turismo irá contribuir para organizar, capturar, catalogar e processar e disponibilizar informações e dados que irão contribuir na base no plano de desenvolvimento turístico do Estado das próximas décadas, além de auxiliar nos planos e ações do Estado fortalecendo o turismo paulista", considera.

Serviço
www.turismo.sp.gov.br