Depois de perder o terceiro lugar na realização de eventos internacionais, Salvador vem trabalhando para reconquistar seu mercado. "A Prefeitura de Salvador vai ampliar seus investimentos na atração de eventos, independente da disponibilidade de um centro de convenções para abrigar congressos de grande porte. Salvador tem um parque hoteleiro de destaque, cultura e beleza naturais, é uma cidade renovada, com grandes investimentos em infraestrutura”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, durante evento promovido, ontem (20), pela Salvador Destination para dirigentes de entidades locais no Fiesta Bahia Hotel.
 
Apoiado em seus 52 associados, a Salvador Destination tem direcionado suas ações para reforçar a imagem da capital baiana como destino para congressos. Encontros com operadores nacionais, dirigentes de entidades, press trip e apoio na captação de congressos fazem parte da estratégia da entidade para atrair eventos. “Desde 2013, quando a Salvador Destination começou suas atividades, não medimos esforços para reconstruir a imagem da cidade. Tanto assim que já conseguimos confirmar 42 eventos para Salvador, além de outros 90 congressos que identificamos com grande possibilidade de acontecer na cidade”, frisa o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi.
 
A falta de um centro de convenções na cidade, capaz de abrigar encontros de grande porte (acima de duas mil pessoas), é criticado por dirigentes médicos, responsáveis pelo maior volume de congressos. “O último grande evento da área de ortopedia realizado em Salvador aconteceu em 2006. É importante para a cidade a realização de congressos médicos porque isso significa ganho de qualificação do profissional com a troca de informação com especialistas de todo o mundo”, destaca Jorge Jambeiro, da Associação Baiana de Medicina. “Nossa expectativa é grande, depois de um período muito ruim, Salvador está se recuperando, resgatando a sua autoestima”, completa.

* Crédito da foto na capa: Peter Kutuchian