(foto: Pixabay/Elionas2)

A decisão histórica pela saída do Reino Unido do bloco de países da União Europeia – por 1,2 milhão de votos de diferença – anunciada na última sexta-feira (24) é motivo de apreensão para vários países que contam com turistas ingleses para engrossar seu fluxo de visitantes. 

Conforme noticiado pelo canal infomoney, um relatório da Deloitte, publicado pelo Institute of Hospitality, demonstrou que justamente os países da união europeia estão entre os principais destinos dos turistas ingleses – o que pode ser explicado pelas facilidades garantidas pelo acordo econômico. 

A publicação aponta que esse rompimento pode impactar na livre movimentação de turistas uma vez que acaba com benefícios como: seguro saúde único. 

Alguns países europeus já demonstraram preocupação nesse sentido, como é o caso da região portuguesa de Algarve, onde 30% dos turistas são cidadãos do Reino Unido. 

Em contrapartida, com as oscilações sentidas na libra esterlina, o prognóstico é que fique bem mais barato visitar o Reino Unido, fator que pode impulsionar o turismo dentro do destino, mas que gera dúvidas quanto a capacidade da região em comportar esse possível aumento, especialmente no que se refere à mão de obra.

Serviço
www.gov.uk