Há um ano o Airbnb anunciou Trips, sua missão de reunir onde você vai, o que fará e quem conhece em uma só plataforma movida por pessoas. O primeiro grande passo para isso foi o lançamento das experiências – atividades criadas e lideradas por moradores locais – atualmente disponíveis em mais de 40 cidades e 26 países em todos os continentes. Entre janeiro de 2017 e hoje, o número total de visitantes semanais que reservaram experiência aumentou consideravelmente e continua a crescer de forma constante. Outubro foi o mês com maior número de reservas. 
 
Durante o último ano o Airbnb também conseguiu aprender mais sobre não só sobre onde as pessoas que gostam de ir, mas o que eles adoram fazer quando viajam. Confira os números do primeiro ano do Trips.
 
·         Atualmente existem mais de 3,1 mil experiências ativas na plataforma em 40 cidades, 26 países em todos os continentes
·         O número total de visitantes semanais de Experiência cresceu 20x desde janeiro de 2017, com um valor médio de US$ 55 por reserva
·         Millennials e foodies lideram o público alvo: 29% das reservas são na categoria de alimentos e bebidas, e dois terços do total de hóspedes possuem 35 anos ou menos
·         O Rio de Janeiro, que recebeu o lançamento da plataforma em junho deste ano, já é uma das cidades com crescimento mais rápido para Experiências no mundo
 
Experiências mais recentes 
 
Barcelona ainda é o mercado mais popular para as Experiências, seguido de Los Angeles, Paris, Tóquio e São Francisco. Mas novos destinos como Lisboa, Seattle e Toronto estão ganhando espaço rapidamente. A cidade de Nova York, que acabou de receber o lançamento em todos os seus cinco bairros em setembro, já é o 6º mercado mais popular para as Experiências do Airbnb.
 
As 10 Experiências mais populares:
 
Los Angeles – Letreiro de Hollywood, a caminhada ao topo
Barcelona – Capitão Deo
Paris – Ria no Louvre
Firenze – Segredos do vinho Orgânico
Lisboa – Os melhores sabores de Lisboa
Seattle – Encontro com lobos
Roma – Vinícola familiar
Londres – Jazz Club secreto de Brixton
Nova York – O grafitti com um artista local
Tóquio – do mercado à refeição
 
As 10 cidades de Experiências de crescimento mais rápido:
 
Nova York
Sydney
Cidade do México
Seattle
Havana
Bangkok
Rio de Janeiro
Amsterdã
Xangai
Toronto
 
Millennials e amantes de gastronomia são maioria
 
Pesquisas mostram que as pessoas mais jovens têm dado cada vez mais preferência para viver experiências ao invés de adquirir coisas e essa tendência se reflete no jeito que as pessoas têm viajado. Prova disso é que dois terços dos hóspedes que reservaram Experiências estão em idade igual ou inferior a 35 anos, os chamados millenials, que investiram uma média de US$ 55 por Experiência. No geral, os usuários também estão extremamente satisfeitos com suas reservas: 90% de todas as Experiências receberam comentários 5 estrelas, nota máxima permitida pela plataforma.
 
O que os usuários preferem fazer? Comer, beber e vivenciar atividades legítimas dos moradores locais. Descobriu-se que a categoria mais popular de Experiências é a de gastronomia, com uma grande vantagem perante ao segundo colocado. Um grande número de pessoas tem reservado jantares íntimos na casa de anfitriões, aulas de culinária especializadas e visitas  guiadas de comida e bebida do que qualquer outra categoria de Experiências.
 
As categorias de Experiências mais populares:
 

Comida e bebida – 29%
Artes – 14%
Esportes – 10%
Estilo de vida – 9%
Natureza – 9%
Música – 9%
Entretenimento – 7%
História – 6%
Moda – 3%
Bem-estar – 2%
Vida noturna – 2%
 
Viajantes desacompanhados ficam mais aventureiros
 
Enquanto a maioria das reservas de Experiências são feitas por grupos, percebeu-se que as pessoas viajando sozinhas não se importam de sair de sua zona de conforto. Olhando para reservas de viajantes desacompanhados versus grupos de dois ou mais, apurou-se que os hóspedes que voam em solo são mais atraídos por atividades sociais e esportivas, como um jogo de futebol ou uma sessão de yoga groovy, enquanto grupos de dois ou mais preferem passeios de jantar e culinária.
 
Experiências mais populares para viajantes solo:
 

Los Angeles – Kitesurf em Malibu
Barcelona – Futebol com os locais
São Francisco – Yoga silenciosa na praia
Paris – Nos bares de Bastille
Seoul – Crie seu próprio perfume
 
Experiências populares para grupos:
 
Los Angeles – Concertos íntimos no Village Studios
Barcelona – Mestre de Paella
Roma – Vinícola familiar
Tóquio – do mercado à refeição
Lisboa – Bike elétrica em vilas de pesca
 
Experiências não são apenas para turistas
 
Para os viajantes, as Experiências são uma maneira de conhecer melhor um lugar por meio dos olhos dos habitantes locais. Mas elas também são opções de lazer para os locais aproveitarem suas próprias cidades de uma nova perspectiva, seja aprendendo uma nova habilidade ou descobrindo um clube de música underground. Além disso, com as Experiências de impacto social, onde 100% do que você paga vai diretamente para uma organização local sem fins lucrativos, locais e viajantes podem se divertir enquanto conhecem uma comunidade e causam um impacto significativo.
 
Experiências mais populares de impacto social:
 
Seattle –  Encontro com Lobos
Los Angeles – Trilha no Runyon Canyon com um cão de resgate
São Francisco – Concertos íntimos
Praga – Cadernos com alma
Amsterdã – Pesca de plásticos
 
Experiências mais populares reservadas pelos locais:
 
Shanghai – Aula de coquetelaria
Londres – Jazz Club secreto de Brixton
Sydney – Off-grid Guy
Toronto – Sake de A to Z
Paris – Sinta e crie

Desde o lançamento em apenas 12 cidades no ano passado, o Airbnb adicionou milhares de Experiências à plataforma, como por exemplo, o Rio de Janeiro. Nas poucas semanas restantes de 2017, as Experiências chegarão ainda a mercados como Costa Rica, Havaí, Melbourne, Buenos Aires, Bali, Hong Kong e Jamaica, com muitos outros por vir em 2018, como São Paulo.

* Crédito da foto: Pixabay/Free-Photos