O caranguejo ganha notoriedade a partir da próxima segunda-feira (29) no Grand Hyatt
(foto: divulgação/fleishman)

Despertar a consciência para importância da pesca sustentável e melhorar a vida de famílias que vivem da pesca. Esse é o trabalho desenvolvido no projeto Pesca + Sustentável, que começa a sua terceira etapa em São Paulo, com a Semana do Caranguejo. O festival, que acontece de 29 de agosto a 4 de setembro, inicia em grande estilo, na próxima segunda-feira, no restaurante Eau, do Grand Hyatt São Paulo, sob o comando do chef Thierry Buffeteau, com pratos exclusivos elaborados com o caranguejo-uçá da Reserva Extrativista de Canavieiras, na Bahia, o primeiro pescado reconhecidamente sustentável do Brasil.

Além do Eau, os restaurantes Kinu e C-Cultura Caseira também oferecerão menu exclusivo durante a Semana do Caranguejo. Os pratos valorizam a origem dos alimentos e caranguejos obtidos de forma sustentável. A iniciativa tem sinergia com a missão da área de gastronomia do Grand Hyatt São Paulo: oferecer alimentos selecionados, de qualidade, provenientes de pequenos produtores que respeitam a natureza e que apoiam o desenvolvimento das comunidades onde são obtidos.

Confira quais são os pratos especiais para a Semana do Caranguejo
no Grand Hyatt São Paulo

Kinu – Restaurante Japonês

Kanisuki (Sukiyaki de Caranguejo);

Carne de caranguejo, cogumelos, hakusai, e tofu com molho de shoyu e sake adocicado;

Korokke de kani (Croquete de Caranguejo);

Purê de batata, carne de caranguejo, cebolinha, molho de maionese de wasabi.

Eau – Restaurante Francês

Carne de caranguejo em geléia, tapioca ao gosto de mexerica cavalo,
granite de hortelã, capuchinha;

Salada morna de legumes orgânicos, beignets de caranguejo-uçá e molho gribiche.

C-Cultura Caseira – Restaurante

Mil folhas de pupunha, carne de caranguejo-uçá em seu próprio caldo, brotos, flores e picles caseiro de rabanete.

Raviolli de carne de caranguejo-uçá, ricota e cavolo nero, molho de cúrcuma e iogurte fresco.

Sobre o Projeto Pesca + Sustentável em São Paulo
O Programa Pesca + Sustentável, uma iniciativa da CI-Brasil (Conservação Internacional), em parceria com a CONFREM (Organização dos Pescadores Tradicionais) e o ICMBIO/MMA (responsável pela gestão das Reservas Extrativistas federais), foi selecionado e premiado entre 750 projetos no Desafio de Impacto Social Google em 2014.

Por meio do desenvolvimento de um sistema de rastreamento para acompanhar a cadeia do pescado, é possível estabelecer uma relação entre os consumidores e os produtores de pescado, permitindo a proteção de espécies e ecossistemas em áreas onde a pesca é feita de forma sustentável.

Serviço
saopaulo.grand.hyatt.com