Resorts Brasil DestaquesSérgio Souza, diretor Comercial do Casa Grande Hotel, o presidente da
entidade, Daniel Guijarro, o professor Antonio Carlos Brandão, e o diretor
executivo do Resorts Brasil, Ricardo Domingues
(foto: Priscilla Haikal)

A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts lançou hoje (20) a segunda edição do estudo anual elaborado em parceria com o Senac. A pesquisa que teve a coordenação do professor Antonio Carlos Brandão aponta que a variação, apesar de modesta, foi positiva em diversos aspectos analisados, a começar pela ocupação. O relatório mostra que os associados terminaram o ano passado com média de 56,1% dos quartos ocupados, superando a porcentagem de 52,7% registrada em 2012.

Os meses que tiveram maior aumento na ocupação foram maio, com 32,8%, e agosto, que cresceu 27%. Segundo a explicação do professor, esta grande oscilação ocorre pois estes meses nunca tiveram números muito expressivos, mas que foram impulsionados pela demanda do corporativo. A tendência de participação do segmento nos resorts continua, e hoje já representa 30% das receitas entre os empreendimentos afiliados.

Outro índice que teve alta foi o chamado TrevPar – Total Reveneu per Available Room. A medida considera o valor das receitas, dividido pelas unidades habitacionais para a venda. Neste quesito os resorts contabilizaram crescimento nominal de 12,57%, e de 5,9% se aplicado o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

A receita média nominal aumentou 5,7%, mas se considerado o IPCA-15 há decréscimo de 0,57%.

“Considerando o cenário econômico, o desempenho dos resorts foi bastante positivo. Agora as unidades estão encontrando afinidade com o mercado nacional, entendendo e identificando o comportamento dos seus concorrentes, e utilizando as ferramentas certas para impulsionar os negócios. São vários fatores como o aproveitamento da participação do corporativo, técnicas de revenue management, até a criação de novos aplicativos para os clientes”, detalha Brandão.

Serviço
www.resortsbrasil.com.br