Mesa de abertura da reunião que ocorreu ontem (22)
(foto: divulgação / CNC)

O Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), promoveu ontem (22), na sede da CNC, em Brasília, a assinatura de um convênio para o combate o aedes aegypti (vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika) com as principais entidades da hotelaria no País.

"Esse convênio vai incentivar o engajamento do setor hoteleiro nas práticas de contenção do aedes aegypti. A campanha nasceu de uma iniciativa de sucesso do Departamento Nacional do Sesc, já implementada em mais de mil unidades do Sesc e do Senac, em todo o País", afirmou Alexandre Sampaio, presidente do Cetur.

Com o tema Não deixe o mosquito bater ponto aqui, a campanha será promovida pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional, pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), pela ABR (Associação Brasileira de Resorts) e FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) e pretende alcançar toda a rede hoteleira nacional.

Segundo Janaina Pochapski, diretora de Saúde, Assistência e Lazer do Sesc Nacional, a intenção da campanha é informar e mobilizar os funcionários dos estabelecimentos; realizar rotinas de inspeção para eliminar possíveis criadouros, além de promover a formação de agentes multiplicadores para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “A campanha foca nos colaboradores dos meios de hospedagem e é uma campanha de comunicação e ação efetiva, por meio da mobilização desses atores internos. Todo o material de divulgação pode ser alterado pelos hotéis para a inclusão de suas marcas”, esclarece Janaina.

Para Antonio Carlos Nardi, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, é preciso aumentar a efetividade no controle do mosquito e envolver todos os setores da sociedade, e em ano de Olimpíada a participação do turismo ganha destaque. "O País está enfrentando um momento de suma importancia e gravidade, e esse combate é de todos nós. O controle não será vencido de forma alguma somente pelo setor da Saúde. É preciso envolver estados, municípios e a sociedade", afirmou o secretário durante o evento.

Serviço
abih.com.br
fohb.com.br
abr-resortsbrasil.com.br
fbha.com.br