Bourbon Alphaville Business
(fotos: Juliana Bellegard)

Pensando em incentivar uma mobilidade de cargos em suas unidades, a rede Bourbon Hotéis e Resorts desenvolveu o Programa de Potenciais Sucessores. A ação tem como objetivo principal preparar os profissionais que já atuam nas unidades Bourbon no Brasil, Paraguai e Argentina para que possam assumir, futuramente, cargos gerenciais nos hotéis existentes e nos que vão ser inaugurados.

Reduzir a taxa de turnover, contribuir para o clima motivacional e desenvolver com qualidade a equipe, foram pontos avaliados pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento do grupo hoteleiro, para a execução do projeto.

"Optamos por não buscar pessoas externamente e sim por pessoas que já trabalham conosco, porque já estão adaptados à cultura da empresa e compartilham com os parceiros de equipe a missão e os valores da marca Bourbon”, explica Maria Cristina de Carvalho e Silva, diretora de Recursos Humanos da rede.

O programa, que terá a duração de 18 meses, começou em julho deste ano, com a candidatura dos funcionários às vagas. Foram 46 inscritos de acordo com os pré-requisitos exigidos e, após a realização do processo seletivo, nove escolhidos ingressaram na primeira turma do Potenciais Sucessores.

Os futuros gerentes gerais irão conciliar o treinamento técnico, comportamental e on the job, com suas atividades atuais. Cada profissional terá à sua disposição um mentor, responsável pelo planejamento de carreira, e um tutor, que é o gerente geral da unidade em que ele já atua.

O processo tem módulos presenciais, de 8 a 16 horas, que incluem temas como gestão estratégica de empresas, liderança e gestão de pessoas, técnicas de oratória e apresentação e finanças corporativas. O primeiro encontro dos participantes aconteceu no início de outubro, no Bourbon Curitiba, em uma palestra com Adeildo Nascimento, consultor da DEO – Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Serviço
www.bourbon.com.br